“Há uma nova frente fria em formação sobre o Rio Grande do Sul. Ela tem ar polar, mas mais seco do que ar polar convencional, bastante seco, que vai produzir queda acentuada na temperatura nas madrugadas próximas, inclusive com formação de geada”, disse na previsão do tempo que foi ao ar nesta sexta, dia 11, o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O especialista também falou sobre a projeção da continuidade das chuvas que caíram sobre algumas regiões nos últimos dias. “Ainda tem algum temporal residual […], que perde intensidade na sexta-feira”, ponderou.
Schneider antecipou que na semana seguinte tem mais umidade prevista para o Brasil Central. “O mapa do dia 13 já mostra projeção com essas chuvas previstas, então tem uma melhoria entre parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, continuando úmido também no Sul do País”, disse.
Veja pelo vídeo a seguir a previsão completa do tempo para a próxima semana:
Foto ilustrativa: Reprodução / Prefeitura de São José dos Ausentes-RS