Nelore pintado tem menor desempenho que o Nelore branco? 

Confira a resposta do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

O Nelore pintado foi um tema tratado pelo quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 16. A dúvida veio do pecuarista Luciano Aparecido de Souza, da fazenda Reunidas Nossa Senhora de Fátima, no município de Gurupi (TO).

Ele disse que é apaixonado pelo Nelore pintado. No entanto, o pecuarista quer saber se essa raça desempenha menos que o Nelore pelagem tradicional que possui mais dados sobre crescimento e de avaliação de seus reprodutores.

O zootecnista Ricardo de Abreu esclareceu este assunto. Ele é gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

“O Nelore pintado vem conquistando o mercado, pela beleza da sua pelagem, seja pintada de vermelho ou pintada de preto”, diz Abreu.

No entanto, Abreu destaca que o mais importante do que a beleza na pelagem é poder identificar os animais que estão garantindo bons desempenhos. Aí incluem informação de índices zootécnicos como peso, fertilidade e produtividade.

Comparação

E no quesito de informações, o Nelore branco está muito à frente do Nelore pintado.

“Dentro dos programas como o PMGZ da raça nelore temos um número significativo de animais avaliados. Só de fêmeas dentro do Nelore padrão nós temos mais de 1,1 milhão de matrizes. São fêmeas ativas no PMGZ. No Nelore pintado, esse número é muito mais reduzido”, diz o especialista da ABCZ.

Nesse caso, o que o pecuarista deve fazer é identificar os animais, touros e vacas, que vão agregar características de desempenho de melhor avaliação genética e de melhor produção.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre opções de cruzamento e demais dúvidas relacionadas com o dia a dia da fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].