Nelore do Brasil reúne “time dos sonhos” em conselho para acelerar evolução da raça

Conselho tem missão de apontar animais de biotipo mais funcional e promover seleção de fêmeas e machos precoces para a pecuária brasileira como um todo

No último dia 16/10 a ACNB, Associação de Criadores de Nelore do Brasil, anunciou a criação de um Conselho Consultivo Técnico para servir como catalisador da evolução da raça Nelore no País. A tarefa caberá a um grupo de especialistas que pode ser considerado uma espécie de “dream team” de profissionais da pecuária nacional.

“Nesse segundo ano de gestão, eu compus a diretoria técnica e a do ranking ACNB, que é o que promove as disputas, as exposições, e nós tivemos um novo desafio, que era criar o conselho técnico. O Conselho Consultivo Técnico é previsto em estatuto e eu fiquei como presidente deste conselho em que nós formamos, sem demagogia alguma, um timaço”, reconheceu o presidente do conselho, Raphael Zoller, pecuarista, médico veterinário e diretor da própria ACNB.

Conforme detalhou a Nelore do Brasil em comunicado oficial, “os demais participantes são Eduardo K. Pedroso, zootecnista e diretor executivo de originação da JBS; Liliane Suguisawa, zootecnista e diretora técnica da DGT Brasil; Humberto de F. Tavares, engenheiro e titular da Fazenda Sucuri; e Antonio Aurico Flores, médico veterinário e gerente de pecuária da Nelore Di Gênio”.

O comunicado ressalta também que “a principal missão do Conselho é auxiliar a diretoria executiva da ACNB nas questões técnicas para promover o melhoramento genético e a evolução da raça Nelore, incluindo biotipo animal mais funcional para a pecuária brasileira e seleção de fêmeas e machos precoces na produção e na reprodução, além de – sempre por meio da ciência e da sustentabilidade – promover maior ganho econômico para os sócios da entidade e para a pecuária brasileira como um todo”.

“Nós buscamos pessoas que têm conhecimento científico e experiência para que possam, de dentro do conselho, levar os temas para a diretoria deliberar para que essas melhorias, esse conhecimento técnico específico possam chegar aos nossos associados”, explicou Zoller.

A evolução da raça, não só em eficiência produtiva, mas também na produção de alimentos de qualidade, foi um objetivo sempre ligado à gestão atual da ACNB, conforme ressaltou o presidente do novo conselho.

“A ACNB conseguiu trazer, com a gestão do Dr. Nabih, […] a bandeira principal tanto para os associados quanto para os consumidores, criadores e a mídia, de uma maneira geral: o slogan ‘Nelore, a carne do Brasil’”, apontou.

+ Assista aqui todos os episódios da série “Cupim, sabor de Nelore”

Zoller comentou ainda a papel desempenhado pelo Circuito Nelore de Qualidade, julgamento de carcaças promovido anualmente pela ACNB, dentro do melhoramento da raça. “Sabíamos da importância do Nelore, a rusticidade, a eficiência dessa raça. E o Circuito Nelore de Qualidade, com a parceria da Friboi e a Matsuda, que vem nos acompanhando nestas duas gestões, de fato revolucionou o mercado. Nós já superamos 2019, pois no ano passado foram 26 etapas e neste ano nós já fizemos 28 etapas, e a meta são as 40. Então nós vamos bater recordes e todas as expectativas. E mais importante que isso, tem muita gente participando e, em resumo, nós conseguimos ver que nós estamos realmente baixando a idade de abate dos animais, melhorando a eficiência em termos de genética. Entre os animais, mais de 60% de machos e fêmeas já estão com até 2 dentes ao abate, com peso ideal e cobertura padrão exportação. O rendimento tem nos surpreendido, a indústria tem elogiado, então o consumidor vai ter coisa boa e o produtor rural vai ter o que é o mais importante, ciclo curto e rentabilidade. Eu acho que esse é o papel da Associação: promover o melhoramento genético com as bases genética e nutrição animal”, opinou.

Zoller informou ainda que nos próximos dias a Nelore do Brasil fará uma série de lives para apresentar as funções do conselho aos associados, admiradores e seguidores da associação.

+ Acesse aqui o perfil da Nelore do Brasil no Instagram

“Nós estamos à disposição pela ACNB. Nós faremos, a partir desta semana, as lives. Hoje as mídias sociais estão presentes, são uma realidade. E toda semana nós faremos as lives, trazendo novidades para ter um contato mais interativo com os nossos seguidores, sócios e admiradores da raça Nelore. O conselho estará ativo todos os dias, 365 dias por ano, para levar conhecimento aos sócios, à diretoria. Nós estaremos nas redes sociais e nos principais evento da Nelore, da ACNB, nós faremos congressos, palestras, estaremos realmente ativos. E também com a nossa parceria no Canal Rural, sempre divulgando o que tem de mais moderno em termos de biotecnologia e que possa, sim, trazer segurança alimentar e ciclo curto. E eu gosto da palavra rentabilidade para o produtor rural. Através de conhecimento, quem ganha é o bolso”, concluiu Zoller.

Leia também: 

+ Como a carne vermelha contribui para restabelecer a imunidade do corpo humano?

+ Rústico e produtivo com carne de qualidade, raça Nelore é “patrimônio nacional”

Assista o 7º Webinar Giro do Boi – Por que a raça Nelore conquistou o Brasil?

Veja a entrevista completa do médico veterinário e pecuarista Raphael Zoller: