Foram 754 cabeças divididas em oito lotes de oito pecuaristas e uma régua lá cima. Este é um resumo do que foi a segunda etapa de 2021 do Circuito Nelore em Naviraí, Mato Grosso do Sul. Nesta segunda, dia 1º, o gerente de originação da unidade, Douglas Castro, trouxe os resultados do julgamento de carcaças promovido pela ACNB, Associação de Criadores de Nelore do Brasil.
Antecipadamente, Castro aprovou a qualidade dos lotes escolhidos pelos produtores para participarem do Circuito Nelore em Naviraí. “Estamos muito felizes. Foi uma etapa da régua alta, muita qualidade no curral, muita qualidade dos animais, muita precocidade. Você vê o tanto que a nutrição vem contribuindo para o desenvolvimento dos animais, principalmente nessa época que os animais estão sendo abatidos depois de confinamento. Então uma etapa de régua bem alta e que promete mexer no ranking nacional”, projetou Castro.
Castro, sobretudo, elogiou o padrão do gado. “É aquilo: viu um, viu todos. É muita precocidade, muita carga genética e você vê muita nutrição no confinamento”, analisou.
Em seguida, foram apresentados os resultados do Circuito Nelore em Naviraí na categoria carcaças de machos:
1º lugar: Fazenda Segredo, de Adílton Boff Cardoso, em Bataguassu-MS;
2º lugar: Fazenda Dois Irmãos, da Colpar Participações, em Naviraí-MS;
3º lugar: Fazenda Iporá, de Edmundo Aguiar Ribeiro, em Itaquiraí-MS.
Em síntese, os índices foram um reflexo da a qualidade dos lotes. Conforme destacou Castro, 99% dos animais foram abatidos com zero a quatro dentes (sendo 70% zero dentes incisivos permanentes). Ainda 76% dos animais apresentam gordura 3 e média de peso que chegou a 21,2@. Por fim, a precocidade foi responsável por um prêmio no rendimento do pecuarista: os animais do circuito receberam em média um bônus de R$ 7,82/@ pelo programa Precoce MS.
+ Circuito Nelore em Naviraí teve 70% de animais 0 dentes e 21,2@ de média
O resultado completo da segunda etapa do Circuito Nelore em Naviraí-MS pode ser visto no seguinte vídeo: