Não quero encarecer o trato do suplemento para vaca leiteira. Como fazer?

Criadora do interior de Minas quer saber se está no caminho certo em relação ao suplemento para vaca leiteira oferecendo cana-de-açúcar e ureia

A criadora Izabel Lima, de Varjão de Minas-MG, enviou sua dúvida sobre suplemento para vaca leiteira ao Giro do Boi Responde. Conforme contou em sua mensagem, ela está tratando suas vacas Jersey com cana-de-açúcar e ureia durante a seca. “Qual a melhor suplementação no período da seca para vacas Jersey? Eu trato com cana-de-açúcar e ureia bovina na estiagem. Estou certa? Não quero encarecer meu trato”, ponderou.

Foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da Alta Genetics, quem atendeu a pecuarista. “Vaca gosta de comer qualidade e a quantidade suficiente para ela. Então você tem que também saber que ela precisa de proteína, ela precisa de carboidrato, de energia para que ela possa sobreviver e desempenhar também o papel produtivo para você”, disse a princípio.

Em seguida, Marquez lembrou que a nutrição, incluindo o suplemento para vaca leiteira, representa 40% a 45% do custo de produção. “Quer dizer, comida custa caro”, analisou.

SOLUÇÕES

Nesse sentido, o profissional disse que a produtora deve melhorar a dieta do gado sem tirar o foco do custo. “Atualmente você dá cana com ureia. O que você está unindo aí? Um pouquinho de energia com um pouco de proteína. E aí você está gerando energia proteína para o animal para que ele possa se suplementar. Se você tem cana, se é isso que você tem aí, o mais barato, sem problemas. Pode usar. Sendo que você tem alguns processos de uso dessa cana”, salientou.

“Primeiramente, corte a cana todo dia. […] Eu não gosto de cana ensilada. Eu acho que o que ela traz melhor, que é o açúcar dela, vai se quebrando ao longo do tempo. Então eu não gosto. Tem muita gente que gosta. Eu já tratei muito com cana e cana cortada todo dia, pequenos pedaços. Por outro lado, a folha seca não é legal. Porém, cortando pequenos os pedaços, a vaca come muito bem”, acrescentou.

Além disso, Guilherme falou qual o papel da ureia nesta dieta. “A função da ureia é você colocar uma proteína dentro daquela comida. Nutricionalmente, você não está dando muita coisa, não. Mas você está dando fibra. Você está gerando um pouquinho de nutrição para aquele animal”, reconheceu.

ENRIQUECENDO A DIETA

Depois disso, Marquez recomendou que a pecuarista possa melhorar a dieta com insumos mais nobres. “Eu adicionaria alguns produtos mais elitizados, como milho, um pouquinho de soja. Alguma coisa para que ela possa complementar”, ilustrou.

Contudo, o zootecnista revelou que esse processo não trata de suplemento para vaca leiteira. “O que você está fazendo é só completar uma nutrição. Eu preciso suplementá-la”, lembrou.

PRIORIDADES

Em conclusão, Marquez comentou que a nutrição do gado de leite é fundamental para sua produção e passa por etapas. “Uma vaca come para viver, depois para crescer e depois para produzir leite. Depois ela come para engordar e, por último, ela come para reproduzir. É como se eu enchesse caixas d’água com um ladrão. Assim, quando a caixa d’água está cheia, a água passa para outra caixa d’água em outro degrau e passa cair nas outras caixas d’água. Portanto, eu só vou conseguir reprodução na hora que a vaca já produziu leite e já engordou. Então eu preciso de qualidade. Mas se é o que tem, enfim, vamos usar o que tem, vamos ser felizes dessa forma”, disse em suma. “É interessante você fornecer ração para esse produto também”, concluiu.

ENVIE A SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode ser sua dúvida sobre gado de leite atendida. Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista sobre suplemento para vaca leiteira no vídeo abaixo:

Foto: Sergio Juchem / Reprodução Embrapa