GIRO DO TEMPO

Mudanças climáticas estão previstas para o Brasil em fevereiro. Saiba os detalhes

Zona de Convergência do Atlântico Sul enfraquece trazendo alterações no regime de chuvas

Mudanças climáticas estão previstas para o Brasil em fevereiro. Saiba os detalhes
Mudanças climáticas estão previstas para o Brasil em fevereiro. Saiba os detalhes

Uma transformação no padrão climático de fevereiro no Brasil está prevista, por conta de um enfraquecimento nas atividades da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Confira os detalhes no vídeo abaixo.

Quem deu os detalhes foi a meteorologista Amanda Souza, da Xweather, durante sua participação no quadro Giro do Tempo, desta quinta-feira, 1º de fevereiro.

Perspectiva climática no centro-norte

Com aglomerações de nuvens ainda sobre o centro-norte do País, a previsão inicial do mês contempla chuvas significativas, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste, e regiões Norte e Nordeste do território.

Contudo, essas precipitações tendem a se tornar mais irregulares com o progressivo afastamento das instabilidades tropicais para o oceano.

Destaque para São Paulo

A cidade de Andradina, em São Paulo, exemplifica a nova fase de tempo seco que se inicia no estado, com previsões de elevação das temperaturas e dias ensolarados no começo de fevereiro.

Esse período mais árido será preenchido por chuvas esperadas a partir do dia 11, antevendo um intervalo instável que pode acumular até 158 mm em chuvas até o dia 17 do mesmo mês.

Alerta de precipitação e temperaturas elevadas

No último dia de janeiro, as chuvas são antecipadas em várias zonas do país, com atenções voltadas para a parte norte pela maior concentração hídrica.

Também há atenção para o sudeste devido ao surgimento de instabilidades atmosféricas. Temperaturas altas são previstas em regiões como Dom Pedrito e Ourinhos, com máximas que podem superar os 34°C.

Tendência para os próximos dias

A projeção para o começo de fevereiro inclui uma queda na umidade do ar. Áreas do Sul e Nordeste do Brasil podem experimentar condições mais secas, com umidade relativa do ar reduzida e sensações térmicas elevadas.

Apesar disso, áreas alternativas do país ainda deverão receber chuvas volumosas, com expectativas de volumes de 50 a 100 mm.

As informações detalhadas de Amanda Souza são cruciais para os produtores rurais e a população em geral, indicando a necessidade de preparo para um mês contrastante em termos de chuvas e temperatura, com efeitos diretos nas atividades agrícolas e no dia a dia das comunidades.