INIMIGO SILENCIOSO

Mosca-dos-chifres: inseto derruba a fertilidade na estação de monta; veja como combater

Médico veterinário alerta para a queda de até 30% na taxa de prenhez causada pelo estresse da mosca

Mosca-dos-chifres: inseto derruba a fertilidade na estação de monta; veja como combater. Foto: Divulgação.
Mosca-dos-chifres: inseto derruba a fertilidade na estação de monta; veja como combater. Foto: Divulgação.

A estação reprodutiva, especialmente no período de chuvas, traz consigo a proliferação da mosca-dos-chifres, um ectoparasita que se torna um sério entrave para o aumento da produtividade. O estresse constante e prolongado causado por esse inseto é o principal responsável por uma queda drástica na fertilidade do rebanho.

Em entrevista ao Giro do Boi, o médico veterinário Felipe Pivoto, da Vetoquinol Saúde Animal, alerta que a infestação causa um aumento do nível de cortisol nos animais, o que tem consequências reprodutivas severas. Confira o vídeo.

Os prejuízos na reprodução são significativos, podendo levar à redução de 20% a 30% na taxa de prenhez. O estresse provocado pela mosca-dos-chifres suprime hormônios essenciais, como o LH e o GnRH, atrasando a ovulação, reduzindo a expressão de cio e comprometendo a implantação embrionária, o que resulta em perdas embrionárias precoces.

Além do impacto reprodutivo, a infestação também causa perda de peso, que pode chegar a 15 kg (meia arroba) em um período de 210 dias.

A solução de longo prazo para o controle

O momento ideal para o controle é o início da estação de chuvas e da estação reprodutiva, quando o clima quente e úmido acelera o ciclo de vida da mosca (uma nova geração surge em apenas 7 dias). Para garantir a proteção durante toda a estação de monta, a Vetoquinol recomenda o uso do brinco mosquicida FIPROTAG 210.

A grande vantagem do FIPROTAG 210 sobre outros produtos, como o pour-on, é o seu tempo de ação prolongado, que pode chegar a 210 dias com um único manejo. Enquanto os produtos pour-on (geralmente à base de piretroides) têm, em média, apenas 5 dias de efetividade, o brinco garante uma liberação constante dos ativos.

O FIPROTAG 210 se destaca por sua composição exclusiva de Diazinon e Fipronil, que trabalham em sinergia e retardam o desenvolvimento da resistência parasitária.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Orientações para o sucesso do manejo

Para um controle efetivo e para prolongar a vida útil dos princípios ativos, o tratamento deve ser aplicado em 100% do rebanho. O custo anual por animal é baixo, variando de R$ 7 a R$ 15, o que representa menos de 10% do valor que o pecuarista perderia com a queda de fertilidade e produtividade causada pela mosca-dos-chifres.

Outras orientações importantes incluem a remoção e o descarte do brinco após 210 dias e a aplicação de um novo FIPROTAG 210 em regiões onde a infestação é perene. O produto é seguro para o gado de leite, pois possui descarte zero (não exige período de carência no leite), e seu uso é recomendado para bezerros a partir da desmama.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.