AJUDA FINANCEIRA

Ministério da Agricultura libera crédito para municípios prejudicados por eventos climáticos

Nova metodologia beneficia quase 1,5 mil cidades que tiveram perdas de rendimento, com destaque para o Rio Grande do Sul

Ministério da Agricultura libera crédito para municípios prejudicados por eventos climáticos (Foto gerada por IA).
Ministério da Agricultura libera crédito para municípios prejudicados por eventos climáticos (Foto gerada por IA).

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acaba de criar um método para avaliar perdas de rendimento agrícola em municípios prejudicados por eventos climáticos. A publicação, que saiu esta semana no site do Mapa, traz a relação de quase 1.500 municípios em todo o país onde os produtores rurais poderão ter acesso a linhas de crédito.

O valor total liberado supera R$ 12 bilhões, e o crédito é destinado a liquidar ou amortizar dívidas rurais. O período considerado crítico em relação a eventos climáticos no país foi de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024, abrangendo todas as cidades que ficaram em situação de emergência nesse intervalo.

O maior destaque é o Rio Grande do Sul, que teve problemas com as enchentes no ano passado. Somente o agro gaúcho tem mais de 400 municípios contemplados, mas todos os estados da federação possuem cidades que entraram na lista.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Condições favoráveis e acesso ao crédito

Essa metodologia de aferição do Governo Federal é um reconhecimento das dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais que tiveram a produtividade no campo afetada por secas, enchentes ou outras intempéries.

As condições do crédito são favoráveis ao produtor rural. A taxa de juros varia entre 6% e 10% ao ano, com um prazo de até nove anos para pagamento. Essas condições são essenciais para que o pecuarista e o agricultor possam se reorganizar financeiramente após as perdas.

Onde consultar a lista e procurar o banco

Para o pecuarista que teve prejuízos no período de 2020 a 2024, a orientação é buscar a relação dos municípios atendidos pela linha de crédito. A lista completa está disponível no site gov.br/agricultura.

Instituições financeiras, como o Banco do Brasil, já estão aptas para negociar com os produtores rurais. A liberação desse crédito é uma ferramenta fundamental para garantir a segurança financeira no campo e permitir que a produção agropecuária continue se desenvolvendo, mesmo diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.