Minha novilha está com verrugas. Como prevenir contágio e tratar infecção?

Em resposta a pecuarista do interior do ES que quer saber como eliminar verruga em novilhas, veterinário alertou que falta de tratamento pode virar mastite

O pecuarista Marcos, telespectador de Afonso Cláudio, no Espírito Santo, demonstrou sua preocupação com seu rebanho em mensagem enviada ao Giro do Boi. “Tenho uma novilha que está com muitas verrugas nas tetas. Como fazer para curar?”, perguntou o criador que quer saber como eliminar verruga em novilhas.

Foi o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br, quem ajudou o criador.

“Esse é um caso típico de papilomatose, ou figueirinha, que é uma doença que tem esse nome em algumas regiões do Brasil”, diagnosticou.

TRANSMISSÃO

“A transmissão se dá pelo contato entre animais, compartilhamento de bebedouros, comedouros e demais instalações, como ordenhadeira, no caso do seo Marcos. Tudo isso favorece a transmissão entre os animais”.

SINTOMAS

“Essa doença acometida no animal se manifesta por erupções epidérmicas, ou seja, a presença de verrugas. essas verrugas apresentam diversos tamanhos, mas num formato de couve-flor”.

“É interesse que os papilomas se manifestam na região do pescoço, às vezes ao redor dos olhos, na mucosa bucal. Os machos podem apresentar na mucosa do pênis e, no caso das fêmeas, como no caso do seo Marcos, elas aparecem na região das tetas, do úbere. Também pode apresentar verrugas na região da cernelha, na tábua do pescoço”.

Foto enviada pelo telespector mostra a infecção da novilhas com papilomatose

POTENCIAL DE CONTÁGIO

“Segundo a literatura, e também com comprovação a nível de campo, nem todos os animais do rebanho são acometidos. Geralmente cerca de 25% do rebanho são acometidos“.

CATEGORIAS MAIS SENSÍVEIS

“Geralmente os animais mais jovens são os mais suscetíveis. os animais das raças taurinas, principalmente, são os mais suscetíveis, além daqueles animais que apresentam um sistema imunológico debilitado. Todos esses animais são predisponentes a contrair o vírus da papilomatose e apresentar essa sintomatologia”.

CONSEQUÊNCIAS

“No caso das fêmeas que apresentam esta doença, principalmente na região do úbere, caso não tratadas, isso pode evoluir e levar à presença de mastite e comprometer a produção leiteira”.

COMO ELIMINAR VERRUGAS EM NOVILHAS

PREVENÇÃO

“Infelizmente não existe um tratamento preventivo, a nível de cobertura vacinal. Ainda não chegou-se a uma vacina específica para o vírus da papilomatose. O que tem que ser feito? São alguns tratamentos que geralmente geram resultados satisfatórios […] É bom isolar os animais doentes, lavar e desinfetar todas as instalações onde esses animais estiveram em contato com os outros, como bebedouros, comedouros. No caso dos animais leiteiros, desinfetar a ordenhadeira, esse é um tratamento preventivo que você vai fazer.

CURA

“No caso, muita gente se mete a fazer a ablação, ou seja, a remoção cirúrgica desses papilomas. Eu não recomendo que não seja feita por um veterinário competente, um colega veterinário que saiba fazer isso, porque é uma remoção bastante cruenta, ou seja, tem muita presença de sangue, já que às vezes esse papiloma é pedunculado. Ele vai penetrando no organismo do animal, então você tem que fazer uma remoção complet. […] O colega veterinário está habilitado para fazer isto”.

MEDICAMENTOS

“Tem um droga, um tratamento específico à base de clorobutanol, a qual o colega vai prescrever a posologia correta, e é o medicamento correto para o tratamento. Deve ser feito um tratamento de suporte à base de fósforos e sais minerais para recuperar, vamos chamar assim, as forças dos animais. E também tem tratamentos específicos que alguns colegas prescrevem no sentido de aumentar a imunidade desses animais. Como é uma doença viral, esses animais precisam, lógico, de um reforço também na nutrição para que eles possam se recuperar. Lembrando que é um tratamento demorado. Às vezes trata e volta um pouquinho. Tem que ser um pouco persistente”.

ESTÍMULO À IMUNIDADE NATURAL

“Tem também um tratamento que deve ser realizado exclusivamente pelo médico veterinário, que chama-se hemoterapia, ou seja, você pega o animal acometido, retira o sangue desse animal e faz aplicação intramuscular profunda, no sentido de estimular a imunidade desses animais. É um tratamento que surte efeito, mas tem que ser realizado pelo médico veterinário, que vai fazer de uma forma correta”.

Leia também: 

+ Quais as principais doenças de pele em bovinos e seus tratamentos?

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Foto ilustrativa: Reprodução / Embrapa

Pelo vídeo a seguir é possível ver a resposta completa do médico veterinário Guilherme Vieira: