RECRIA

Mineral adensado: suplemento garante mais de 1 arroba de peso vivo por ano

Confira as novas dicas do doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

Já ouviu falar em mineral adensado? Se não, saiba que este suplemento pode garantir mais de 1 arroba de peso vivo por ano em sistema de recria. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa tecnologia.

O mineral adensado ou também chamado de mineral de alto consumo é um suplemento que fornece todos os minerais que o boi precisa.

Além disso, o suplemento é fonte de aditivos, ureia e mais farelo ou milho. Tudo isso junto e misturado faz com que o boi melhore seu padrão de consumo.

“O adensado é uma tecnologia que veio para ficar. Ele se adequa demais para a recria e também para a nutrição de vacas. Quando eu penso na recria, é um suplemento mais interessante para ser utilizado na época das águas”, diz doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira.

Siqueira é pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). A autarquia está vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Nova tecnologia dentro do cocho pode utrbinar os ganhos da recria de gado. Foto: Divulgação
Nova tecnologia dentro do cocho pode utrbinar os ganhos da recria de gado. Foto: Divulgação

O pesquisador foi entrevistado pela reportagem do Giro do Boi. A reportagem foi ao ar nesta segunda-feira, 9, e faz parte da série feita nas unidades de pesquisa da APTA.

Recria de gado de peso

Bezerro gordo: como aproveitar o potencial da desmama na seca
Lote de garrotes a pasto na recria. Foto: Divulgação

Enquanto, o boi come uma média de 80 gramas a 100 gramas de sal mineral por dia. Já o adensado, o boi vai comer de 120 gramas a 150 gramas por dia.

Ou seja, o boi comeria metade da quantidade de um sal proteinado. Ele tem um consumo de 0,3 grama a 0,5 grama de produto para cada quilo de peso vivo.

“É um produto que traz um pacote tecnológico muito robusto.  Apesar de o ganho parecer uma quantidade pequena, ele adensa tecnologias e consegue levar isso para o animal”, diz Siqueira.

O nome adensado vem justamente dessa característica do suplemento.

Ganhos do mineral adensado na boiada

Bovinos vão mais no cocho com o mineral adensado. Foto: Divulgação
Bovinos vão mais no cocho com o mineral adensado. Foto: Divulgação

O animal come o mineral adensado com mais frequência do que ele comeria em comparação ao sal mineral.

“Com o adensado o boi visita o cocho todo os dias. Quando ele come apenas o mineral, o gado pode passar até quatro dias sem ir ao cocho”, diz Siqueira.

Para o pesquisador o produto tem um pacote tecnológico comparável a um protéico de uma grama. O suplemento garante de 100 gramas a 110 gramas de ganho a mais por dia. É uma tecnologia de fácil acesso de baixo custo.