Meteorologista responde dúvidas de produtores sobre o tempo no PA e SC

Como ficará o tempo na região de Paragominas-PA no outono? Quando a estiagem vai parar de castigar produtores dos arredores de Lages-SC?

Na previsão do tempo que foi ao ar no Giro do Boi desta sexta-feira, 17, o doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet Marcelo Schneider aproveitou para falar das condições do tempo nos próximos dias e responder dúvidas de dois telespectadores, um de Lages, Santa Catarina, Região Sul do Brasil, e outro de Paragominas, no Pará, Norte do País.

“Estas áreas de instabilidade são causadas pela zona de convergência intertropical e esta é uma época que mais chove, entre final de fevereiro, março e início de abril. Então vai continuar chovendo, viu João Paulo, para a tua região não só nestes próximos dias, mas a tendência para o outono como um todo é de ser chuvoso nesta região aqui entre o Norte e o Nordeste porque as águas do oceano continuam aquecidas”, disse o meteorologista direcionando a resposta ao telespectador de Paragominas.

“E também para Lages (SC), um comentário do clima lá no Sul, que não está nada favorável em virtude da seca, forte estiagem, que a gente vem batendo na tecla. Ela vem afetando principalmente o Rio Grande do Sul, tem também algumas áreas de Santa Catarina e Paraná, mas tem uma má noticia para os próximos dias, pelo menos uma semana ou quase dez dias, até os dias 24 e 25. Não deve ter chuva no Sul do Brasil. Mas no final do mês, a partir do dia 24 ou 25, volta a ter uma frente fria e a tendência entre maio e junho é de retomada das chuvas um pouco mais frequentes, pelo menos dentro da normalidade que é esperada entre os meses de maio e junho. Então o nosso telespectador, o Dave Schubert, lá de Lages-SC, pode esperar, sim, os próximos dias secos, mas a partir do final do mês e, principalmente, entre maio e junho volta a ter precipitação mais consolidada naquela região”, projetou o meteorologista.

Como ficará o tempo no Brasil durante o outono em 2020?

Uma das principais mudanças em relação às últimas previsões é que as chuvas diminuem a frequência na região do Matopiba, com as massas de umidade se deslocando em direção ao norte do Mato Grosso, que pode ter problemas com o transporte boiadeiro nas estradas de terra por conta do excesso de precipitações.

Veja a previsão completa para todo o Brasil no próximos dias e os mapas pelo vídeo abaixo:

 

Foto: Reprodução / Prefeitura de Itajaí-SC