Meteorologista alerta para queda na umidade do solo no Brasil Central

Além dos estados do Sul, São Paulo também deve ter algum alívio em termos de chuva; no sul do continente, nova frente fria deve chegar no início da próxima semana

Nada de anormal nesta entressafra brasileira. Ao passo que as quedas de temperatura seguem ocorrendo por conta das entradas de massa de ar frio pelo sul do continente, no Brasil Central o clima segue seco e liga o alerta dos produtores. Foi o que confirmou em previsão do tempo que foi ao ar no Giro do Boi desta sexta, 23, o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Há uma tendência de uma grande e forte massa de ar polar, uma nova massa de ar polar que chega a partir da terça-feira no Sul do Brasil vinda diretamente do sul do Continente. A Antártica está com uma cobertura de gelo acima do normal, tem temperaturas baixas nas últimas semanas e essa é uma tendência de que o frio se intensifique nesses próximos dias, havendo inclusive chance de neve e novamente a formação de geada moderada a forte nessa parte Centro-Sul do Brasil, podendo pegar novamente as áreas do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, talvez o sul de Goiás, sul de Mato Grosso e também a região sul de Minas”, antecipou.

“O ar quente e seco começa a tomar conta nesse fim de semana. Claro, madrugadas frias e umidade baixa, que persiste, pelo menos antes da virada do tempo até a próxima terça-feira. Essa região Central do Brasil tem gradativamente temperaturas mais elevadas e, no Sul do Brasil, a partir do domingo, já tem uma instabilidade acontecendo, mas é segunda-feira que já chega a próxima frente fria. E no sul do continente, algumas nuvens já surgem. É importante falar da umidade do solo, que vem ficando bastante baixa e deve se agravar nos próximos dias, principalmente na região Central do Brasil”, alertou o especialista.

“A notícia boa é que pelo menos tem chuva, que não vai ser tão intensa, mas tem uma previsão de chuva na quarta e quinta-feira para o centro-sul de São Paulo e parte do Paraná. No Sul do Brasil, a gente vai ver também que chove. As chuvas vão ser rápidas, mas acontecem na virada de segunda para terça-feira”, acrescentou.

“Entre sábado e domingo já dá para notar no sul do continente a massa de ar polar se organizando com temperaturas baixas e ar bem seco. Essa parte lilás e roxa indica o conteúdo de umidade. Quanto mais roxo, menos umidade. Menos vapor d’água. E já está indicando temperaturas baixas, ou seja, tem potencial de massa de ar frio, enquanto no centro do Brasil, nesse final de semana, ainda permanece o ar seco”, concluiu.

A previsão completa do tempo para os próximos dias segue disponível no vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / ICMBio