MILHO NO COCHO

Colheita de milho traz alívio para confinamentos do Centro-Oeste

Preço do cereal em queda reduz custos de alimentação e impulsiona a engorda de gado na região

Colheita de milho traz alívio para confinamentos do Centro-Oeste
Colheita de milho traz alívio para confinamentos do Centro-Oeste

A colheita da segunda safra de milho está trazendo um respiro importante para os confinamentos de gado no Centro-Oeste. O cereal é a principal matéria-prima da ração animal, e a sua disponibilidade maior no mercado tem mexido nos custos de produção.

Essa boa notícia, no entanto, ainda não chegou com a mesma força para os confinadores do Sudeste. As duas regiões, juntas, concentram a maior parte das instalações de confinamento bovino do país.

Dados do Índice Mensal de Custo Alimentar, levantado pela empresa Ponta Agro, mostram essa mudança. O indicador atingiu R$ 14,27 no Centro-Oeste em junho, uma queda de 1,7% em relação a maio.

A Ponta Agro reforça que, na região central do país, a colheita do milho seguiu ganhando força. Isso pressionou os preços para baixo e, consequentemente, promoveu uma redução no custo das dietas dos animais.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Perspectivas animadoras para o confinamento em Mato Grosso

Colheita de milho. Foto: Canva
Colheita de milho. Foto: Canva

Os números para o confinamento no Centro-Oeste são bastante promissores. Somente o estado de Mato Grosso, por exemplo, tem a perspectiva de confinar mais de dois milhões de cabeças de gado neste ano.

Esse volume expressivo mostra a confiança dos pecuaristas na região e a importância do milho mais barato para impulsionar a atividade.

A maior oferta de milho no mercado tem um impacto direto na rentabilidade do produtor. Com custos de alimentação mais baixos, é possível intensificar a engorda e acelerar o ciclo de produção.

Isso beneficia toda a cadeia da carne bovina, desde o confinador até o consumidor final, que pode ter acesso a carne de qualidade a preços mais competitivos. A safra de milho se mostra, mais uma vez, um motor crucial para o agronegócio brasileiro.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.