Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta segunda-feira, 07/12. Os animais foram enviados por fazendas na Bahia, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso
“Esse foi o melhor novembro dos últimos 20 anos! Veio muita chuva em novembro, os reservatórios estão todos cheios, o déficit hídrico foi regularizado. Então é uma beleza, a região está muito bonita!”, celebrou o gerente de originação da Friboi em Itapetinga-BA Eduardo Hagge. “Regularizando isso, a gente já está tendo o boi de pasto, que é predominante nessa região. Mas muita gente já suplementando e vai ter boi, vai ser uma safra boa, com certeza. Para a região, esse ano é de recuperação, de recompor rebanho e muito otimismo para a produção de boi nessa safra”, completou.
Hagge destacou lote de bois meio-sangue Angus vindo da Fazenda Larissa, de Paulo Tarso Boaventura, em Maracás-BA. A boiada pesou em média 22,6@ aproveitando a condição de pastagem e turbinando a terminação. “É uma suplementação, quase um confinamento a pasto e é um modelo de produção de boi gordo o ano todo e de qualidade”, enalteceu.
Novilhas meio-sangue Angus abatidas com média de 17@ no Protocolo 1953 na unidade Friboi em Barra do Garças. 50% do lote apresentou maturidade 0 dentes e 100% das fêmeas alcançaram acabamento de gordura mediano e uniforme. “Um espetáculo. Sem dúvida são fêmeas que atendem todas as exigências atuais de mercado”, apontou o administrador de empresas e originador Gabriel Nacif.
Boiada Aberdeen Angus semiconfinada vinda da região da Ponta do Abunã, em Rondônia, e abatida com 18@ de média e 19 meses de idade na Friboi de Porto Velho-RO. “O pecuarista tem feito um projeto interessante de semiconfinamento a pasto e você vê que é uma boiada de 18@ com 19 meses, praticamente uma arroba por mês no ganho de peso” destacou o originador Luan Alves.
Boiada Nelore confinada abatida com 20,5@ de peso médio na unidade Friboi de Araguaína-TO. Os animais vieram do primeiro giro de confinamento na Fazenda Santa Cruz, de Luiz Otávio Fontes Junqueira, no próprio município de Araguaína. “Foram 90 dias de cocho […], 20,5@ de peso médio e 56% de rendimento. Em exemplo de confinamento e olhe que ainda é o primeiro ano de confinamento e já foi muito bom”, aprovou o originador Lenoir Neto.