DA PRENHEZ À DESMAMA

Manejo de maternidade: confira o passo a passo para garantir um bezerro saudável

Confira as dicas de sanidade para a saúde da vaca e do bezerro do médico veterinário Herlley Nunes, coordenador de território da Boehringer Ingelheim para a região de Uberlândia (MG)

Já ouviu falar em manejo de maternidade? Saiba que ele reúne os principais procedimentos que vão fazer toda a diferença para garantir a saúde da vaca e do bezerro. Assista ao vídeo abaixo e confira quais são os passos para uma cria de sucesso.

O tema foi destaque no Giro do Boi desta terça-feira, 6. Quem detalhou o passo a passo do manejo de maternidade foi o médico veterinário Herlley Nunes. Ele é coordenador de território da Boehringer Ingelheim para a região de Uberlândia (MG).

“Temos a oportunidade de prevenir, de forma muito eficiente, as doenças com a técnica de manejo muito simples, com a mamada do colostro, além da parte sanitária de preparação das matrizes”, diz Nunes.

O especialista preparou uma lista de procedimentos essenciais para uma fazenda de cria (confira no quadro abaixo).

O passo a passo, do manejo de maternidade, começa assim que a prenhez for confirmada.

Depois segue os procedimentos 100 dias antes do parto, no momento do parto, no dia 1º do bezerro, os manejos frequentes com os animais até o desmame dos bezerros.

O que fazer 100 dias antes do parto?

Nos procedimentos, cem dias antes do parto, a principal questão está relacionada com o escore corporal das vacas.

O escore corporal ideal para a vaca emprenhar é o 3.5. Tecnicamente, essa avaliação é chamada de escore de condição corporal (ECC).

Trata-se de um método prático para uma estimativa confiável das reservas de energia corporal em vacas Bos indicus.

“No terço final da gestação, acontece a miogênese que é a programação fetal. É o momento em que é definida a quantidade de células que esses animais vão ter para produzir carne no futuro”, diz Nunes.

Manejo de maternidade: assistência à vaca durante o parto

No momento do parto, também é importante esse acompanhamento do animal. Reservando às vacas numa área de pasto específico, classificado como pasto-maternidade.

É muito importante que esse pasto tenha uma vegetação relativamente baixa, mas que não falte forrageira, diz o especialista.

A pastagem deve ser baixa porque, quando o bezerro nascer, ao cair no chão, ele deve levantar o mais rápido possível e mamar o colostro.

Primeiros cuidados com o bezerro nascido

Assim que nascido, o bezerro deve já tomar o colostro, que é o primeiro leite da vaca a seu filho. O alimento é a principal vacina para o desenvolvimento do animal.

Logo após, a mamada do colostro, a cura do umbigo deve ser feita na sequência, pois é justamente por ele que se, não for devidamente tratado e fechado, passa a ser uma porta de entrada de doenças.

Confira no vídeo acima todos os detalhes desses procedimentos que farão um grande diferença para produção de bezerros até a desmama.