As lideranças da juventude da pecuária brasileira debateram os desafios da produção no País. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.
As discussões foram durante a 4ª edição do Youth Agribusiness Movement Internacional – YAMI, o maior congresso de jovens do agronegócio da América Latina.
O evento foi realizado em outubro em São Paulo (SP) e a reportagem do Giro do Boi esteve no evento.
Desafios para a produção pecuária
O congresso debateu vários assuntos, dentre eles, os desafios da sucessão de jovens no comando das fazendas, adoção de tecnologia e sustentabilidade na pecuária.
Quem explorou esse tema foi a diretora de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sibelle Andrade.
Ela palestrou sobre a transformação digital da pecuária e como isso agregará mais valor à produção nas fazendas.
“Os jovens do Agro já são 4.0 e 5.0. Eles estão antenados, têm o agro no seu DNA e, acima de tudo, estão usando tecnologias digitais. Então a gente vê inovação no agro na prática”, diz Andrade.
Sucessão rural dos jovens do agro
Sobre os desafios dos jovens da sucessão nas fazendas, quem falou foi a gerente de Infraestrutura e Sustentabilidade da Embrapa, Petula Nascimento.
“Os grandes desafios que eles têm, hoje, é um processo de sucessão rural que está acontecendo. É um processo de transição entre gerações e que está trazendo já na sua bagagem essa pauta da sustentabilidade”, diz Nascimento.
Preparando a juventude para pecuária
Foi pensando no futuro do jovem produtor que a empresária Lu romancini teve a ideia de criar um mini tronco que disponibiliza em feiras e exposições agropecuárias para que crianças possam conhecer sobre os princípios do bem-estar animal desde cedo.
“Eles vão aprender onde vacina e como que eu tenho acesso ao animal. A gente tem percebido que hoje é isso que é necessário, devolver esses jovens desde pequenos”, diz Romancini.