A campanha de atualização do rebanho bovino na Bahia encerrou no último dia 17 de janeiro com um índice de 79,22% de regularização, segundo dados divulgados pela Diretoria de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
O total declarado foi de 10,6 milhões de bovinos, de um rebanho estimado em 13,4 milhões de cabeças.
Além dos bovinos, a Bahia abriga uma expressiva criação de outras espécies, como 5,2 milhões de ovinos, 4,2 milhões de caprinos, 882 mil suínos, 265 mil equinos e 20 mil bubalinos. No estado, existem cerca de 600 mil propriedades pecuárias, tornando o monitoramento sanitário essencial para a defesa agropecuária.
Notificações para produtores que não atualizaram o rebanho
De acordo com Paulo Sérgio Luz, diretor-geral da Adab, os pecuaristas que não realizaram a atualização do cadastro de seus rebanhos serão notificados e sujeitos a sanções legais.
“O produtor precisa ir até a Adab e declarar seu rebanho. Essa é uma obrigação legal determinada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que beneficia os próprios criadores, garantindo um monitoramento mais eficiente da saúde animal e maior rapidez no controle de surtos de doenças, evitando perdas econômicas e assegurando a qualidade dos produtos agropecuários”, ressaltou Luz.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Penalidades e restrições no trânsito de animais
Os produtores que não cumpriram a atualização cadastral dentro do prazo podem enfrentar restrições na obtenção da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para a movimentação de animais entre propriedades e para o abate nos frigoríficos.
A não regularização pode impactar diretamente na comercialização e logística da pecuária baiana.
Com a atualização do rebanho, o estado reforça seu compromisso com a sanidade animal e o controle de doenças, garantindo maior segurança e rastreabilidade para a produção pecuária.
A expectativa é que novas estratégias sejam adotadas para aumentar a adesão dos produtores em campanhas futuras.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.