
A JBS Friboi está impulsionando a produção de carne sustentável no Brasil por meio dos Escritórios Verdes 2.0, um programa de prestação de serviços socioambientais e técnicos focado em pequenos produtores rurais.
Criado em 2021, o programa é uma das principais ferramentas da JBS para regularizar e requalificar as fazendas de produção familiar, visando aumentar a produtividade e a rentabilidade com sustentabilidade.
Em entrevista ao Giro do Boi, o engenheiro agrônomo Eduardo Hilário, coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial dos Escritórios Verdes 2.0, explica que a iniciativa oferece suporte técnico in loco e totalmente gratuito.
Além da regularização ambiental, os técnicos fazem o diagnóstico da propriedade e oferecem assistência para a melhoria da qualidade do solo e a recuperação de pastagens.
Confira a entrevista completa:
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Assistência gratuita e tecnologia de ponta
A JBS Friboi mantém seis unidades dos Escritórios Verdes 2.0 que, além da regularização ambiental, fornecem assistência técnica produtiva e gerencial.
O programa, que se expandiu a partir de Rondônia e Mato Grosso, já está chegando ao Pará (região de Marabá) e está aberto a associações, cooperativas e sindicatos rurais que reúnam grupos de produtores interessados.
A assistência técnica é baseada em quatro visitas em um período de 12 meses e inclui:
- Análise de solo: as análises são custeadas pela JBS, orientando o produtor sobre como melhorar piquetes, fazer rotacionado ou produzir silagem.
- Pesagem por imagem: a JBS está implementando um sistema simples de pesagem por imagem em fazendas assistidas. O sistema, com 97% a 98% de assertividade, ajuda o produtor a acompanhar o ganho de peso do gado e a fazer a gestão gerencial.
Conscientização e compliance socioambiental
Além da assistência a campo, a JBS disponibiliza a ferramenta Cowbot, que pode ser acessada gratuitamente pelo produtor para fazer uma análise socioambiental de qualquer propriedade rural. O aplicativo, que já realizou mais de 38 mil análises, verifica se a área tem problemas ambientais, está embargada ou possui sobreposição com áreas protegidas.
Todo o trabalho dos Escritórios Verdes tem como objetivo garantir que o alimento consumido tenha vindo de uma fazenda legal, que está dentro da lei. A JBS demonstra interesse em otimizar o trabalho para os produtores familiares, que estão na base da cadeia e são cruciais para a produção de alimentos no Brasil.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.