Às 12h54 desta sexta-feira, dia 21, começa oficialmente a estação do inverno. Como de costume, estados do Sul do Brasil esperam frentes frias, geadas e até neve, enquanto no Brasil Central, o tempo seco e a umidade deixam os produtores alertas para as temidas queimadas. Quem falou sobre o assunto foi Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, vinculado ao Mapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Schneider fez previsões a respeito dos desvios aos padrões do inverno, estimando chuvas pouco acima do normal para PR, SP e sul do RS. Já em Goiás, Norte de Minas Gerais e interior da Bahia, o tempo seco e quente forma condições ideais para focos de incêndio, quadro que deve predominar ao longo da estação. Para a Região Sul, as ondas de frio trazem geadas e não se descarta a ocorrência de neve.
O meteorologista afirmou ainda que, no curto prazo, neste fim de semana, existe possibilidade de geada em parte da serra no RS, depois subindo para SC e sul do PR. Algumas regiões do interior de SP, serra em MG e RJ também devem sofrer com as baixas temperaturas.
No Brasil Central, o tempo segue seco e quente. Chuvas ocorrem apenas no litoral do Nordeste, casos do Recôncavo Baiano e Sergipe e ainda alguns locais da Região Norte.
Veja a previsão do tempo completa e os mapas no vídeo abaixo: