Integração recupera qualidade do solo e aumenta produção do gado e da soja

Veja exemplo de fazenda em Maria Helena-PR que superou as médias de produtividade do noroeste do Paraná por meio do sistema integrado

Nesta terça, dia 29, o engenheiro agrônomo, mestre em fitotecnia e doutor em produção vegetal Alvadi Antônio Balbinot Junior, pesquisador da Embrapa Soja, falou sobre os benefícios de um sistema integrado de produção observado pela instituição em solos arenosos no noroeste paranaense.

De acordo com estudos da Embrapa Soja, as limitações do solo Arenito Cauiá foram superadas por meio da integração da soja com pasto, aumentando tanto o desfrute médio tanto da pecuária como da agricultura na região.

Assim, o uso da leguminosa resolve a perda de produtividade do capim após o segundo ano de implantação, ao mesmo tempo em que a pastagem implantada após o segundo ano de soja recupera características físicas do solo.

EXEMPLO

Na Fazenda Santa Felicidade, em Maria Helena-PR, as últimas 12 safras de soja tiveram produtividade média próxima a 50 sacas por hectare, uma produção próxima da média paraense cuja rentabilidade é satisfatória. Na safra 2018/19, uma das melhores dos últimos anos, a colheita marcou 71,48 sacas.

Por sua vez, a pecuária também apresentou desempenho satisfatória, colhendo 2,6 arrobas por hectare ao mês sem suplementação, ração nem silagem. Já a lotação é de 4 UA/ha, bem acima da média da região de 1,2 UA/ha. Além disso, o solo também se torna mais sustentável, já que a pastagem adiciona cerca de 400 kg de carbono por hectare na forma de matéria orgânica.

+ Integração lavoura-pecuária melhora produção de gado e permite soja em solos arenosos

“Sem dúvida os solos de textura arenosa ou média, como nós chamamos, que geralmente são aqueles solos com menos de 20% de argila, têm algumas fragilidades, alguns desafios a mais para serem trabalhados, uma vez que são solos que apresentam baixa capacidade de retenção de água. Muitas vezes esses solos estão em regiões quentes, ou até muito quentes. Então ao mesmo tempo que reduz a retenção de água, aumenta a demanda por água pelas plantas em função da alta temperatura”, disse Alvadi, apresentando o desafio.

“Nestes sistemas geralmente são muito comuns pastagens em algum nível de degradação. E a integração lavoura-pecuária é uma ferramenta, uma estratégia muito importante para inserir culturas de grãos, sobretudo a soja, em modelos integrados de produção, fazendo com que haja possibilidade correção química do solo e muito maior produção de pasto quanto da cultura de grãos”, confirmou o pesquisador.

Pelo vídeo a seguir é possível assistir a entrevista completa com Alvadi Antônio Balbinot Junior, da Embrapa Soja, sobre os benefícios dos sistemas integrados em solos arenosos:

Foto: Esmael Lopes / Reprodução Embrapa Soja