A 11ª edição da Interconf, a Conferência Internacional de Pecuária Intensiva, realizada pela Assocon em Goiânia-GO na última semana foi marcada, entre outros, pelo lançamento do Manual de Boas Práticas de Manejo de Confinamento pelo Grupo Etco, ligado à Unesp de Jaboticabal-SP. As cartilhas foram impressas em parceria entre o grupo de pesquisa e a JBS, focando no bem-estar animal e seus benefícios diretos e indiretos para quem faz terminação de bovinos de corte em cocho.
+ Manual de boas práticas em confinamento é lançado durante a Interconf 2018; clique e faça o download
Entre os especialistas envolvidos no trabalho estão a pesquisadora Fernanda Macitelli, que também atua pelo Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT), da UFMT de Rondonópolis-MT; Janaína da Silva Braga, da FCAV-UNESP, de Jaboticabal-SP e da BEA Consultoria e Treinamento, e pelo professor Mateus Paranhos da Costa, que coordena o Grupo Etco e é docente do Departamento de Zootecnia FCAV-UNESP.
De acordo com o zootecnista Fábio Dias, diretor da área de relacionamento com o pecuarista da JBS, após a indústria fazer parte de uma série de melhorias em relação ao bem-estar dos animais no pós-porteira, chegou o momento de contribuir também para as boas práticas dentro das fazendas, sendo o confinamento um ponto de atenção pela carga de estresse à qual os bovinos ficam sujeito neste processo de intensificação.
“Agora a gente está se preocupando mais com o nosso fornecedor porque a gente não vai conseguir resolver o problema só cuidando de dentro da nossa casa. Por isso estamos levando para a cadeia como um todo, até o fornecedor, o recado que a gente recebe do consumidor”, confirmou Dias.
Veja mais informações sobre o lançamento do Manual de Boas Práticas de Manejo de Confinamento: