O quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 30, trouxe algumas ideias de cruzamento para gado leiteiro. Será que do cruzamento de um touro ¾ holandês em vacas girolando saem bons animais de genética?
A dúvida é do pecuarista e telespectador Euler Araújo, do município de Paraopeba (MG). A intenção dele é ter bons touros para a venda. E ao que tudo indica, o produtor está no caminho certo, segundo o zootecnista Guilherme Marquez, gerente de Produto Leite da Alta Genetics do Brasil.
“É um cruzamento top porque você vai pegar o touro ¾ e quando você coloca na vacada meio-sangue, você tem um produto 5/8 . E, daí, registra-se o macho e registram-se as fêmeas. Quer dizer você consegue agregar a gente já sabe que esse cruzamento dá muito certo nós já temos já temos touros provenientes desse cruzamento, como touros provados, com resultado positivo. Então a genética está ali presente”, diz Marquez.
Entre as recomendações do especialista está acompanhar os índices zootécnicos dos animais para o controle leiteiro. E manter sempre os animais registrados pois há uma certificação sobre o histórico dos animais, com possibilidade de até informações genômicas dos animais.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética para produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].