"Gestão em Pecuária": quem faz garante lucratividade na fazenda!

Conheça o projeto "Conexão Gestão”, que tem como proposta descobrir novos líderes da pecuária brasileira e auxiliar no aumento da eficiência produtiva das fazendas participantes. 

Nesta quinta-feira, 22, o especialista em gestão, Antonio Chaker, trouxe dicas pontuais sobre o trabalho de gestão na fazenda. Em sua entrevista, o zootecnista comenta sobre um projeto desenvolvido em 17 fazendas de Mato Grosso do Sul que tem ajudado a elevar os índices de produtividade delas. É o “Conexão Gestão”, uma parceria do Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias, Terra Desenvolvimento e que conta com o apoio da Aliança da Produtividade. Ele tem como proposta descobrir novos líderes da pecuária brasileira e auxiliar no aumento da eficiência produtiva das fazendas participantes. Chaker, explica que trata-se de um projeto de mudança de conceitos tradicionais nas fazendas, proporcionando à elas o conhecimento de metodologias de gestão que elevam os ganhos, gerando mais renda aos pecuaristas. De uma grande seleção, apenas 10 fazendeiros (donos de 17 propriedades) foram escolhidas para os encontros periódicos, debates e discussões. E nessas fazendas escolhidas, foram aplicadas controles de maquinários, recursos e finanças. A evolução do grupo já vem sendo percebida. No primeiro momento de avaliação, a nota que os integrantes receberam foram 2,5. Oito meses depois do programa ter sido implantado nas fazendas, essa nota subiu para 8 pontos, ou seja, o aprendizado compartilhado garantiu a evolução dos gestores e os ganhos financeiros.

Saiba mais sobre o projeto, na entrevista.

 

Gestão na prática

Nesta segunda parte, Chaker traz alguns exemplos das fazendas participantes:

 

  • Pesagem trimestral: A proposta foi oferecida aos pecuarista como forma de controlar melhor o ganho de pesos dos animais. “Um dos integrantes foi resistente e não queria adotar o método, até que outro pecuarista comentou sua experiência em fazer a pesagem e os benefícios adquiridos”, disse. O “revoltado”  acatou o mesmo modelo por conta da referência que lhe foi dada;
  • Informação para todos: Todas as informações relevantes devem chegar a todos os colaboradores da fazenda. O especialista explica a necessidade de não “esconder” as informações do restante da equipe, pois juntos podem solucionar os problemas de forma mais rápida;
  • Resolvendo conflitos na fazenda:  Uma situação delicada demanda de um líder que saiba minimizar a situação. Chaker exemplificou um problema de vício em bebida que atrapalhava o trabalho de um funcionário da fazenda, afirmando que essa é uma situação muito comum nas fazendas. Para resolver este conflito “não basta ter a intenção de dispensar o funcionário e sim aproximar e entender o motivo do problema”.

Confira os exemplos na segunda parte da entrevista:

 

Veja mais dicas sobre gestão na fazenda com Antonio Chaker:

Saiba calcular o lucro esperado de sua fazenda a partir de três variáveis

Conheça os dois maiores inimigos do lucro de uma fazenda de gado de corte

Quem deve ser o responsável pelos resultados da sua fazenda?