NOTA 10

Gestão e manejo levam fazenda de MS ao bicampeonato no maior programa de pecuária do Brasil

O sucesso da Fazenda Olhos D'Água se deve à união da ciência do bem-estar animal com a prática diária

Foto: Divulgação/Giro do Boi.
Foto: Divulgação/Giro do Boi.

A Fazenda Olhos D’Água, localizada no Pantanal de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, alcançou um marco inédito na pecuária nacional ao conquistar o bicampeonato na categoria Gestão do programa Fazenda Nota 10 (FN10).

A propriedade, que trabalha com ciclo completo e cruzamento industrial, foi reconhecida por sua excelência na implementação de práticas de gestão e manejo que resultaram em ganhos produtivos significativos.

O bicampeonato na safra 2024/2025 é a prova do sucesso do projeto. Em apenas quatro safras, a Olhos D’Água obteve a primeira colocação em Gestão. O destaque nos índices é notável: a fazenda registrou um incremento de 135 gramas de Ganho Médio Diário (GMD) por bezerro na fase de recria e conseguiu reduzir a mortalidade de bezerros no Pantanal de 4,6% para apenas 1,2%.

Confira a história:

Ciência do bem-estar e o manejo da desmama

Em entrevista ao Giro do Boi, a médica veterinária Janaína Braga, responsável pelo módulo de saúde e bem-estar do FN10, citou a desmama lado a lado como o procedimento que mais gerou resultados.

  • Desmama lado a lado: é um processo simples e eficiente. Os bezerros são separados das mães apenas por uma cerca, mantendo o contato visual. Essa separação gradual (2 a 3 dias) evita o estresse abrupto, o que impacta diretamente o peso. “Desde que a gente implementou isso, nunca mais aconteceu [perda de bezerro]. E os bezerros não ficam berrando. Já vão se alimentar, já vão comer o sal, o capim”, explica Júnior Oliveira, gerente da fazenda.
  • Mortalidade reduzida: a mortalidade de bezerros na fazenda é de apenas 1,2%, muito abaixo da média de 3,2% de outras fazendas de ciclo completo do programa.

Confira a entrevista completa:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Liderança e o ciclo de alta performance

O segredo da Fazenda Olhos D’Água é a cultura de gestão e a liderança de Júnior Oliveira, que preza pela equipe e pelo foco.

A fazenda trabalha com IATF em 100% do gado comercial, FIV e TE nas melhores matrizes (cerca de 2.000 matrizes Nelore conectadas ao programa Delta G) e abate gado jovem (zero dente), com média de 570 kg e GMD de 2,100 kg/dia, em um ciclo de 80 a 85 dias de cocho.

O bicampeonato da fazenda, que teve a sua carne servida aos colaboradores da matriz global da JBS em São Paulo, é um exemplo para o pecuarista que busca lucratividade.

O FN10 (que está oferecendo 40% de desconto e custo zero de implantação) está aberto para o produtor que busca melhorar seus índices, sendo um trabalho que se traduz em um ciclo virtuoso: “Foco no que você quer. O legal do Fazenda Nota 10 é que você está se comparando ano a ano”, finaliza Júnior.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.