Uma frente fria que está se aproximando do continente pelo Oceano Atlântico vai cruzar o estado de São Paulo e chega ao Mato Grosso do Sul neste fim de semana, provocando uma virada significativa do tempo em todo o país, provocando geadas e neve em áreas que se espalham entre as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Foi o que alertou nesta sexta, 05, ao Giro do Boi o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia.
Ao passo que se desloca pelo Brasil, a frente fria diminui a possibilidade de chuvas e as únicas regiões que podem ter precipitações estão entre Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, sul do Mato Grosso e Bahia.
A condição que muda depois do sábado, mas o frio, ao contrário da umidade, permanece. A grande novidade é que há, entre a madrugada de sexta e o sábado, possibilidade forte de formação de neve no sul do RS, na fronteira com o Uruguai, nas serras Gaúcha e Catarinense também.
No sábado, haverá queda acentuada de temperatura com possibilidade de geadas nas áreas serranas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura deve ficar negativa nas áreas elevadas, acima dos 600 m de altitude, entre RS, SC e PR, provocando geadas de moderadas a forte, com superfície do solo chegando a até 7º C negativos. Na divisa do PR com SP, também pode haver geadas, assim como no MS, sul de MG, sul de GO e sul do MT.
A sensação térmica de frio intenso acompanhada a queda da temperatura pela velocidade moderada do vento entre sábado e domingo nestas regiões. A temperatura, segundo o meteorologista, começa a subir na segunda-feira, mas ainda se mantém baixa nos estados do Sul, na Mantiqueira e sul de MG.
Veja a previsão completa pelo vídeo abaixo: