“Game da carne”: app oferece prêmios para quem mais entende do assunto

Startup brasileira lança aplicativo de uso gratuito que oferece recompensas a profissionais que acertam mais perguntas sobre carne bovina e acumulam maior pontuação

O projeto já estava desenhado e deveria ser lançado no segundo semestre, mas a pandemia, e o consequente aumento da procura por soluções online de comunicação e capacitação, serviu como catalisador para que a novidade fosse antecipada. Ao Giro do Boi desta terça, 04, a zootecnista Andréa Mesquita, idealizadora da startup Território da Carne, falou sobre o lançamento de um aplicativo que educa seus usuários por meio de um competição no formato “quiz”, um verdadeiro ‘jogo da carne’, inclusive oferecendo recompensas aos que mais acertam as respostas.

Relembre a história da startup Território da Carne:

+ Zootecnista cria startup que mostra importância da carne bovina da produção ao consumo

“Quando a gente olha para o ser humano, estudando bastante a psicologia humana, nós entendemos que somos bastante competitivos. A gente gosta de jogar, a gente gosta de ganhar. Não é à toa que futebol é paixão nacional. Então quando a gente traz o conhecimento para o jogo, vira desafio”, apresentou a zootecnista.

A empreendedora explicou como funciona o aplicativo, que está disponível para download tanto para smartphones com sistema operacional Android como iOS, para iPhone.

“Você baixa o aplicativo gratuitamente nas lojas, escolhe o nível de conhecimento que você quer e começa a jogar. Se você acertou (a resposta), você passa para próxima pergunta, se você errou, você também passa a próxima pergunta, mas não pontua. Você vai acumulando uma pontuação para um ranking em que você vai ganhando estas moedinhas e aí, no final das fases, se você acertar, você avança, senão você tem que jogar de novo as perguntas que você errou”, detalhou.

“Como a gente tem inteligência artificial envolvida no desenvolvimento deste aprendizado, as perguntas que o usuário mais erra são as que mais voltam. Ou as que ele mais demora para responder, o sistema entende que existe ali uma dificuldade e ele volta para a pergunta mais vezes. Então realmente cria esse ambiente de dinamismo e desafio, encorajando os usuários a jogarem cada vez mais. Então, sim, é o ‘Jogo da Carne’, que traz pra você mais conhecimento e obviamente, aprofundamento em termo que você não conhecia antes”, acrescentou.

A especialista destacou que além de oferecer recompensas para o próprio usuário, a iniciativa busca incentivar disseminação do conhecimento sobre carne bovina para todos os profissionais da cadeia produtiva, não somente empresários. “Tem muitas fotos, tem vídeos, tem textos, tem áudios porque a gente sabe também que só o texto pode até fixar o conhecimento, mas quando você vê uma imagem, a tendência de você lembrar, comentar, falar com alguém é muito maior”, frisou a empreendedora.

Mesquita explicou como funcionam as recompensas. “Também existe esta metodologia de ganhar prêmios aprendendo. Quanto mais pontos eu tenho, mais prêmios eu ganho. A gente tem um ranking dos 20 melhores jogadores do mês e os cinco melhores jogadores deste primeiro mês vão escolher entre 5 cursos que eles queiram fazer. Então você aprende, consegue ensinar outras pessoas e segue tendo como prêmios outras formas de aprendizado. Então a nossa ideia é fazer um hub de conhecimento, trazer para a cadeia da carne mais eficiência, produtividade e, claro, um consumo cada vez mais consciente, que é o que a gente defende desde sempre. Quando eu tenho mais conhecimento, eu tenho menos desperdício, e isso faz com que toda a cadeia ganhe”, explanou.

Mais do que a possibilidade de ficar bem posicionado no ranking e ser recompensado por isso, a plataforma também tem vínculo com ações sociais, em que reverta a renda que vem dos usuários premium do aplicativo para pessoas carentes. “Porque a gente sabe que está difícil para a gente, mas está muito mais difícil para quem não consegue nem colocar uma carne hoje no prato. Então a gente tem esta ação para incentivar ainda mais as pessoas a migrarem para esta nova era do aprendizado e fazer a solidariedade, a sua parte, se puder fazer”, sustentou.

“(Está disponível para download) lá nas lojas tanto do Google Play Store, como do iOS (App Store, da Apple). Então é para Android, é para iPhone (veja pelos links abaixo). [..] O app é baixado gratuitamente, não precisa colocar cartão de crédito. Então baixe e jogue, se gostou, vá lá na aba “Sobre”, se torne um usuário premium, ajude na nossa ação de solidariedade e, muito mais do que isso, ajude a cadeia a ser mais eficiente, mais produtiva para que a gente tenha um consumo de carne mais consciente do campo até o prato. É o que a gente quer fazer e você pode fazer parte disto”, concluiu.

+ Faça o download do app Território da Carne para smartphones Android

+ Baixe o app território da carne para iPhone (iOS)

Assista a entrevista completa com Andréa Mesquita pelo vídeo a seguir:

 

 

Leia também:

+ Pasto degradado vai virar “QR Code” em novo app da Embrapa

+ Já é possível monitorar a saúde das vacas pelo celular; saiba como

+ Monta natural ou IATF? Aplicativo ajuda produtor a tomar a decisão certa

+ No Dia Mundial do Leite, pecuarista ganha app que ajuda a controlar mastite