BOIADA NELORE

“Gado top!” Novilhos de até dois dentes partem de Goiás para a China

A produção de bovinos jovens Marly Ferreira Quagliato, da fazenda Bandeirante, no município de Novas Crixás (GO)

Uma produção de top de gado foi destaque no quadro Giro pelo Brasil desta sexta-feira, 10. A carne de um lote de novilhos de até dois dentes está partindo de Goiás para a China. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

A produção de bovinos jovens Marly Ferreira Quagliato, da fazenda Bandeirante, no município de Novas Crixás (GO). A pecuarista faz parte de uma família que é ícone na produção de gado de corte no Estado.

“Foi de fato um gado top de excelente qualidade. O lote foi de uma boiada terminada em confinamento”, diz o originador Ricardo Bueno dos Santos, mais conhecido como “Cipó”, da unidade da Friboi de Mozarlândia (GO).

O abate foi de 250 cabeças de bovinos Nelore de zero a dois dentes. O peso médio por carcaça foi 21,1 arrobas (317 quilos). A propriedade é uma das que estão aptas no País a exportar para Europa e China.

Goiás é destaque na exportação de carne bovina para a Europa

Detalhe de bovino de fazenda com certificação no Sisbov. Foto: Divulgação
Detalhe de bovino de fazenda com certificação no Sisbov. Foto: Divulgação

Com o abate anual de 1,2 milhão de animais destinados à exportação para o continente europeu, a pecuária goiana já figura na terceira colocação na quantidade de animais rastreados, atrás somente de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

São 300 propriedades no estado inscritas no Sisbov, o que representa 23% do total de unidades aptas às exportações.

Segundo o Ministério da Agricultura, somente em 2022 foram realizadas mais 16 auditorias de habilitação de propriedades goianas para exportações à União Europeia.

Para ser habilitado a exportar para lá, os pecuaristas interessados devem contratar uma certificadora autorizada pelo Mapa. Somente após a auditoria da empresa, é que os animais são identificados com os brincos Sisbov.