As temperaturas estão em queda e o alerta está ligado para os pecuaristas do Sul e Centro-Oeste do Brasil. Os riscos são altos para geada no pasto. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Segundo o boletim “Giro do Tempo” exclusivo para o site do Giro do Boi, desta quarta-feira, 23 de abril, pela jornalista Pryscilla Paiva, do Canal Rural, o frio se intensifica nos próximos dias e traz risco de geada em áreas de pastagens, especialmente nas regiões de maior altitude.
Risco de geada preocupa produtores
O destaque do prognóstico climático é o avanço de uma massa de ar frio que já começa a derrubar os termômetros no Sul do país e avança rumo ao Centro-Oeste.
A formação de geada nos pontos mais altos pode prejudicar a disponibilidade e qualidade do pasto, afetando diretamente o desempenho dos animais.
“A temperatura vai cair bastante, especialmente no Sul, e isso pode provocar desconforto térmico nos rebanhos”, destacou Pryscilla.
Pastagens localizadas no Sul e Sudoeste do Paraná, Sul de Mato Grosso do Sul e áreas mais altas do Centro-Oeste devem ser monitoradas com atenção redobrada.
Triângulo Mineiro: sem risco imediato, mas atenção à seca
Produtores do Triângulo Mineiro, como os da região de Ituiutaba, também devem ficar atentos. Apesar de não haver risco de geada, com mínimas previstas de até 17°C em maio, as chuvas devem diminuir drasticamente.
A previsão é de apenas 41 mm em 30 dias, com volumes mal distribuídos, o que dificulta a manutenção da umidade no solo.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuvas localizadas aliviam parte das pastagens
Para os próximos dias, a previsão indica pancadas de chuva em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de pontos das regiões Norte e Nordeste.
No entanto, nas áreas mais críticas para a pecuária, como o Matopiba, os volumes não devem passar dos 20 mm — o que não é suficiente para recuperar pastagens mais degradadas.
A exceção fica por conta do Maranhão, onde há previsão de chuvas um pouco mais significativas. No Norte do país, os melhores acumulados devem ocorrer no leste do Pará, norte do Amazonas e em trechos do Amapá.
Alerta para tempestades
Além do frio, há previsão de tempestades no Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso.
A orientação é que os pecuaristas fiquem atentos às mudanças rápidas no tempo e planejem o manejo dos animais com base nesses alertas.
Fique de olho no clima
O mês de abril segue com variações climáticas expressivas, alternando entre períodos de chuvas pontuais e friagem intensa, o que exige planejamento estratégico para evitar prejuízos na alimentação e sanidade animal.
O frio chegou e, com ele, os desafios para quem depende do pasto para manter a produtividade da fazenda.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.