
Pecuaristas, uma nova onda de frio está a caminho, e, desta vez, as baixas temperaturas não ficarão restritas ao Sul do Brasil. O frio intenso chega até Rondônia e Acre nos próximos dias, trazendo desconforto térmico, e o risco de geadas para as pastagens do Centro-Sul do país. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Nesta sexta-feira, 8 de agosto, a jornalista Pryscilla Paiva, do Canal Rural, trouxe um prognóstico detalhado no Boletim de Pecuária – Giro do Tempo do Giro do Boi.
Ela explicou que, ao contrário do que foi previsto no fim de julho, os modelos numéricos agora confirmam a chegada de uma massa de ar polar mais abrangente.
O que esperar da onda de frio
A onda de frio, que durará de 8 a 13 de agosto, trará temperaturas de 5ºC ou mais abaixo da média em áreas de azul mais escuro no mapa. Em regiões como Rondônia e Acre, a temperatura cairá de 3ºC a 5ºC abaixo da média.
O principal alerta para os pecuaristas é o desconforto térmico para os animais, que podem, inclusive, morrer de hipotermia.
A friagem é um assunto sério e pode afetar rebanhos acostumados com o calor do Norte do país. Além disso, há risco de geadas em pastagens do Centro-Sul, com temperaturas de 3ºC ou menos em áreas como o interior de São Paulo.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Previsão por regiões: Confresa (MT) em alerta
Um ciclone extratropical está associado a essa frente fria, trazendo chuva para Santa Catarina e Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Na sequência, o que predomina é o frio.
Para Confresa, em Mato Grosso, a previsão é de tempo seco nos próximos 30 dias, com a chuva retornando apenas na segunda quinzena de setembro. O frio também chega à região, com mínimas de 18ºC a 17ºC por volta do dia 12 de agosto. Depois, as temperaturas se elevam.
A distribuição da chuva no Brasil seguirá o mesmo padrão:
- Chuva: Um pouco na costa do Sudeste, em grande parte das pastagens do Norte e no litoral do Nordeste.
- Tempo seco: Grande parte do Brasil Central, onde a ausência de chuva, combinada com o frio, pode impactar as pastagens de Rondônia e do sul do Amazonas.
Pryscilla Paiva alerta para as áreas em branco no mapa, que indicam temperaturas de 3ºC ou menos, com risco de geadas em pastagens.
É fundamental que o pecuarista esteja atento a essas informações para proteger seu rebanho e suas pastagens deste frio intenso.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.