Nesta quinta, 14, a Friboi e a ACNB, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, anunciaram união de forças para organização do Circuito Nelore de Qualidade, realizado pela associação de produtores há 20 anos, e também a criação do Protocolo Nelore Natural. Com o acordo, o Protocolo Nelore Natural, de gestão e produção de carcaças, será estendido a todas as 36 unidades produtivas da Friboi em dez estados do país, facilitando o acesso dos produtores associados da ACNB.
“A Friboi e a ACNB apresentam grande sinergia. Temos unidades produtivas em todos os cantos do Brasil, próximas às fazendas dos associados da Nelore. Com isso, o programa Nelore Natural ganha capilaridade e uma dimensão nacional, o que contribuirá fortemente para o trabalho de valorização da raça, uma das maiores protagonistas da pecuária, responsável por 80% do rebanho de corte brasileiro”, destacou Renato Costa, presidente da Friboi, em comunicado divulgado pela companhia. “Nossa experiência com a parceria realizada com os produtores e apoio na gestão e promoção do produto tem contribuído fortemente para que possamos oferecer ao consumidor uma carne bovina de altíssima qualidade no Brasil e no mundo”, acrescentou.
“A carne Nelore é a carne do Brasil. Temos imensa satisfação em fechar essa parceria com a Friboi, uma das maiores empresas de abate e processamento de bovinos do mundo, o que certamente potencializará o Programa Nelore Natural, que tem o objetivo de valorizar quem produz carne de qualidade. Além de ações de promoção da carne Nelore, da remuneração diferenciada dos produtores que fornecerem animais dentro dos padrões estabelecidos e da ampliação do Circuito Nelore de Qualidade, essa parceria se propõe a implementar ações e disponibilizar ferramentas para que os pecuaristas possam melhorar os seus indicadores, ter mais rentabilidade e contribuir para fortalecer ainda mais o Nelore e a pecuária brasileira. Todos ganham nesse processo: o produtor, a indústria, o consumidor final e o país”, celebrou Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
PROTOCOLO E REMUNERAÇÃO
O diretor executivo de originação da Friboi, Eduardo Krisztán Pedroso, detalhou como funcionará o protocolo para a remuneração dos pecuaristas associados da Nelore do Brasil. “Juntamente com a ACNB, desenvolvemos um novo protocolo de remuneração aos pecuaristas associados e participantes do programa Nelore Natural, que estará disponível de imediato em todas as nossas unidades. A parceria traz benefícios para todos os elos da cadeia, por preconizar, de um lado, o foco no consumidor pela alta qualidade da carne, e de outro a eficiência produtiva traduzida por mais arrobas por hectare/ano, que impacta diretamente no aumento da renda do produtor”, revelou.
+ Protocolo Nelore Natural: faça o download do PDF com todas as regras
O Programa Nelore Natural reúne um expressivo número de pecuaristas fornecedores. São ao todo 522 produtores que integram a iniciativa e que foram, em 2018, responsáveis pelo abate de cerca de 380 mil animais para a produção de carne com qualidade superior, sobretudo nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Entre outras atividades previstas na parceria selada entre a indústria e a associação estão a participação e a promoção de cortes selecionados em eventos do setor, como feiras supermercadistas, salões e exposições nacionais e internacionais.