Pecuaristas, o panorama climático no Brasil está prestes a mudar, com a chegada de uma frente fria que avança pelo país. Se por um lado algumas regiões receberão umidade, por outro, uma massa de ar polar trará frio intenso, exigindo atenção redobrada no manejo do gado. Assista ao vídeo.
Nesta quarta-feira, 6 de agosto, a jornalista Luíza Cardoso, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ela detalhou o deslocamento do sistema e os impactos esperados para as próximas semanas.
Chuva e frio na Bahia e Sudeste
Para Itarantim, no interior da Bahia, a previsão é de 36 mm de chuva no próximo mês. Embora seja um volume baixo, trará alívio e frescor ao ar.
As manhãs na região são mais frias, mas o destaque é a próxima semana: a temperatura no meio da tarde cairá, exigindo que os pecuaristas preparem-se para o frio.
A frente fria se deslocará em direção ao Sudeste, levando instabilidades e queda de temperatura. Na próxima semana, a partir da segunda-feira, o frio será sentido no Sudeste, e também subirá até a Bahia.
Frio intenso no Sul e risco de geada
O frio mais intenso, no entanto, ficará concentrado no Sul do Brasil nos próximos dias. A massa de ar polar que acompanha a frente fria trará temperaturas mínimas entre 3ºC e 0ºC no sul do Paraná e no oeste de Santa Catarina. Há também a possibilidade de geada na campanha gaúcha.
As últimas atualizações indicam um frio menos intenso do que o esperado, pois o centro da massa de ar polar ficará mais na Argentina.
No entanto, o frio persistirá, e a atenção ao bem-estar animal continua sendo crucial, especialmente nas manhãs mais frias.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuva nas extremidades, seca no coração do Brasil
A distribuição da chuva no Brasil segue o padrão das últimas semanas:
- Regiões com chuva: O Sul do país será beneficiado com precipitação até 10 de agosto. O Norte e a costa leste do Nordeste também terão chuvas frequentes.
- Regiões secas: A área mais central do Brasil, incluindo o Centro-Oeste e o Matopiba, continua com tempo seco, não apenas nesta semana, mas também na próxima.
Diante desse cenário, os pecuaristas do Centro do País devem manter o cuidado com a alimentação do gado, já que o capim continuará seco.
A dualidade climática exige estratégias de manejo adaptadas a cada realidade para garantir a saúde e a produtividade do rebanho.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.