Chuvas aliviam entressafra para as pastagens de Minas Gerais

Chuvas devem chegar para o sul de Minas, divisa do estado com o RJ e Zona da Mata; já a Região Sul do País deve sofrer com geadas ao longo do fim de semana

*atualizado às 16h15

Boas novidades em relação ao tempo em Minas Gerais para os próximos dias, anunciou nesta sexta, 15, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“A gente vai ver que tem previsão de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e a tendência aqui pelo que vejo no mapa de umidade da sexta-feira é possível identificar esta área de ar mais seco, ar polar. Ela que vai favorecer as formação de geadas aqui nas Serras Gaúcha e Catarinense e partes do Rio Grande do Sul”, detalhou o meteorologista.

“Sexta tem novidade para Minas. Vai ter chuva naquela região, muito bem vinda. Volumes de 20 a 30 mm, podendo ficar mais fortes entre o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. […] E a gente observa que no sábado o volume de chuvas aumenta na região da Zona da Mata Mineira, com volume de chuvas bastante intenso, acima dos 30 mm”, completou Schneider em resposta ao telespectador Aílton Souza, de Passos-MG.

Segundo Schneider, a umidade vai levar chuvas também para o Norte do Brasil e litoral do Nordeste, o que já é mais comum para a estação do outono, disse, respondendo pergunta de Arielton Silva, de Santo Amaro-BA. Enquanto isso, o Matopiba e o Sertão nordestino seguem praticamente sem chuvas nos próximos dias, frisou.

“Temperaturas: tem previsão de frio intenso nas madrugadas de sexa-feira e sábado. As mínimas chegam perto de 0º C, ficando em 2, 3, 4 e 5º C em grande parte do Sul do País. E as previsões de geada: sexta-feira, no amanhecer desta sexta-feira tem a previsão da formação de geada nestas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina”, acrescentou Schneider.

O meteorologista indicou que ao longo do fim de semana as geadas vão passar também para a Campanha Gaúcha, Serras Gaúcha e Catarinense, com uma pequena chance de chegar ao sul do MS. No domingo, as geadas devem ficar restritas às áreas mais elevadas da Região Sul.

Veja a previsão do tempo no vídeo abaixo:

 

Foto: Reprodução / Semar-PI