Frente fria esperada nos próximos dias inaugura período de temperaturas mais amenas

Centro-Norte brasileiro ainda deve receber chuvas com algum volume no fim de semana, mas precipitações ficam cada vez mais raras, diz coordenador do Inmet

O Brasil deve observar nos próximos dias, provavelmente no início da próxima semana, a redução do volume de chuvas e inauguração do período mais frio e seco que é característico do outono, estação que oficialmente teve início em 20 de março. Mas até a próxima terça-feira, ainda há previsão de chuvas, conforme mostrou em mapas o doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider.

Como ficará o tempo no Brasil durante o outono em 2020?

Entre sexta e sábado, o norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Amazonas devem receber precipitações. Principalmente no Mato Grosso e sul do Pará, o acumulado deve chegar até 60 mm e pode, inclusive, dificultar o transporte de gado nas estradas de terra. Na região pantaneira ao norte do Mato Grosso do Sul, as chuvas podem chegar a 30 mm.

O Pantanal do MS e centro-sul do MT podem, ainda de acordo com Schneider, esperar chuvas mais fortes com granizo no sábado.

Também há expectativa de chuvas para o oeste da região do Matopiba, sul do Maranhão e Tocantins entre sexta e sábado.

No Rio Grande do Sul, o alívio para o calor e tempo seco chegam de forma pontual somente para o norte do estado, enquanto para as demais regiões, se houver chuva, será de forma muito irregular e em baixo volume, menor que 20 mm.

Entre sábado e domingo, na divisa do RS com SC, as precipitações devem ser mais intensas, com possibilidade de granizo, que inclusive pode atingir também o sudoeste do Paraná e sul do MS.

Até a terça-feira ainda são esperadas pancadas de chuvas isoladas para Minas Gerais, norte do PR. Mas chegada de uma frente fria anuncia a mudança efetiva do verão para o outono, com temperaturas mais amenas começando pelo RS e SC.

Veja as previsões completas no vídeo abaixo:

 

Foto: Fernando Dias / Sec. de Agricultura-RS