Nesta segunda-feira, 18 de março, a jornalista Pryscilla Paiva trouxe importantes atualizações sobre o clima no Brasil, apresentando um panorama do que aconteceu e do que está por vir, exclusivamente para o site do Giro do Boi, no quadro Giro do Tempo.
O destaque foi para afrente fria que avançou pelo sul do País, que trouxe volumes significativos de chuva, chegando a 100 mm em algumas áreas do Rio Grande do Sul, como Alegrete, inclusive com potencial para granizo.
Esse sistema, conforme observado nas imagens de satélite, está se deslocando e promete levar mais umidade para regiões como o oeste do Paraná, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, beneficiando as pastagens que estavam muito secas.
Previsão para os próximos períodos
De 21 a 25 de março, a expectativa é de chuvas fortes em parte da região sul e espalhamento de umidade para Minas Gerais, Norte de Goiás e Mato Grosso, além de diminuição das chuvas no Maranhão e Piauí, o que será benéfico para áreas encharcadas.
Já entre 26 e 31 de março, há previsão de diminuição das chuvas no sul, com tempo firme, e chuvas fortes no Brasil Central, Rondônia e parte da região Norte, proporcionando recuperação de pastagens.
O prognóstico indica uma tendência de retorno das chuvas para áreas secas, como interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e uma redução das precipitações em regiões já saturadas, como o nordeste do Brasil.
Essas informações são essenciais para o planejamento e manejo nas atividades agropecuárias.