SANIDADE ANIMAL

Fotossensibilização em bovinos: saiba as causas e como tratar

Confira a possível causa com a avaliação do médico veterinário Guilherme Vieira, um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Um caso de fotossensibilização em bovinos ocorreu numa fazenda de pecuária de corte no País. Assista ao vídeo abaixo e saiba as causas e como tratar.

Esse caso ocorreu na propriedade do pecuarista Ademir Abraão de Sousa, do município de São Francisco de Assis (PI). O esclarecimento foi o destaque no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 31.

O produtor encaminhou a foto de alguns animais do seu rebanho que estão feridos após coçarem, chegando a ficar com mau cheiro no local. Ele também detectou que o gado anda meio febril.

Quem deu as recomendações foi o médico veterinário Guilherme Vieira, embaixador de conteúdos do Giro do Boi.

Caso de fotossensibilização no rebanho

A causa é provavelmente lesões provocadas por fotossensibilização no rebanho. O mal é causado por um fungo que pode estar presente nas pastagens de braquiária.

“Esse fungo leva a intoxicação dos bovinos”, diz Vieira.

A recomendação é tirar os animais dessa área de pastagem, trocar para um pasto diferente e fora do sol quente, que agrava ainda mais a infecção.

O tratamento deve ser feito por um médico veterinário que fará o diagnóstico dos animais e, assim, poderá recomendar a melhor forma de controle.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].