Conforme destacou o doutor em meteorologia Marcelo Schneider na previsão do tempo desta sexta, 25, tem expectativa de temporal com granizo no Sul nos próximos dias.
Schneider, que é coordenador regional do Inmet, disse em resumo que a instabilidade migra do Centro-Norte do Brasil mais para o Centro-Sul a partir deste final de semana. Assim, as precipitações se concentram em partes da Região Sul, MS e SP. Além disso, a extremidade da região Norte também terá umidade. “Nos próximos dias a instabilidade aumenta. Ela fica em parte com maior concentração no Sul e a outra parte na metade mais Norte do Brasil”, confirmou.
Segundo Schneider, a precipitação também pega parte do Pantanal antes de chegar ao Sul. Por lá, as precipitações devem ser mais intensas, de temporal com granizo. “E tem previsão de granizo para os próximos quatro a cinco dias, pelo menos. Sexta, sábado, domingo, segunda e também talvez terça-feira. Todos esses dias a Região Sul deve ter condições para rajadas de vento fortes, algumas chuvas localmente fortes que podem vir acompanhadas de granizo”, disse em suma.
Juntamente com a Região Sul, outras áreas deverão ter tempestades, mas de forma mais pontual. Por exemplo, algumas áreas de Goiás e Tocantins também terão temporal com granizo, além do extremo oeste da Bahia, disse o meteorologista.
VOLUMES DE CHUVA
De acordo com Schneider, em alguns locais as chuvas podem acumular em até 100 mm nesses próximos dias, dessa quinta (24) até 02 ou 03/03. Na região do centro-sul do RS, divisa com SC e sul do PR, os volumes podem chegar a 100 mm, ao passo que a média varia entre 60 a 80 mm.
Do mesmo modo, outras áreas com volume significativo se concentram ao norte de MT e algumas áreas do Amazonas e Pará. Ainda deve ter instabilidade local próximas ao Recôncavo baiano.
Ao mesmo tempo, o restante do Brasil tem um pouco menos de umidade na comparação com as últimas semanas. “Nesse período, a instabilidade diminui um pouco sobre parte da região Nordeste. Sobretudo aqui sobre Minas Gerais também, Centro-Norte nessas áreas de Minas, migrando um pouco mais para essa região Centro-Sul do País”, disse Schneider em síntese.
PERGUNTAS
Em conclusão, Schneider respondeu dúvidas de telespectadores de Macapá-AP e Vila Bela da Santíssima Trindade-MT.
Em primeiro lugar, o meteorologista atendeu Reginaldo de Souza, que perguntou da intensidade de chuvas na região da capital do Amapá. Os volumes devem continuar elevados nos próximos dias, a exemplo da última semana.
Depois disso, Schneider tirou a dúvida de Lauro Vivas, de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT, cuja questão foi sobre o tempo abafado. Para o coordenador regional do Inmet, em março as temperaturas ficam na média na região sudoeste de MT, com tendêndias de chuva acima do normal. Logo depois, em abril e maio, a tendência é de temperaturas de normal a acima da média.
Por fim, assista a previsão do tempo completa, incluindo mapas que mostram a concentração do temporal com granizo: