Fazendas Nota 10 são destaque no Desafio da Pecuária Responsável

Premiação evidencia as boas práticas agropecuárias em fazendas que transformaram sua gestão e elevam a régua da produção de carne bovina no País

Propriedades participantes do Fazenda Nota 10 foram destaque no Desafio da Pecuária Responsável. O programa Giro do Boi apresentou nesta terça-feira, 12, os finalistas.

De 73 fazendas, dez foram devidamente classificadas ao mostrar na prática suas ações de bem-estar animal. Entre todos os participantes, 22 projetos eram do Fazenda Nota 10.

Um dos quatro projetos finalistas também veio dessa iniciativa que foi criada em 2019, numa parceria entre o Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias e a Friboi.

O programa visa ajudar fazendas na capacitação de gestão e tem o subsídio da Friboi para fazendas com, ao menos, um cadastro em alguma unidade frigorífica da companhia em seu Estado.

Gestão de peso na pecuária

Ter entre os finalistas,  uma fazenda participante do projeto evidencia que as boas práticas agropecuárias estão transformando a gestão e elevando a régua da produção de carne bovina no País, segundo Eduardo Pedroso, diretor executivo de Originação da Friboi.

“Trabalhamos com o alimento mais nobre de todos, que é a proteína vermelha. A proteína bovina é de fato a mais trabalhosa de produzir, pois o ciclo de produção é longo. Cada vez mais a proteína é tão admirada por todas todas as pessoas e ela passa até novos patamares de exigência”, diz Pedroso.

Para ele, iniciativas que destacam práticas de bem-estar e uma produção responsável da na pecuária servem de impulso para o desenvolvimento do setor no País.

Desafios na produção de gado

Para Emília Raucci, diretora de Qualidade da Friboi, o trabalho reconhecido desses pecuaristas devem moldar as práticas da atividade pecuária daqui para frente. Por isso, a iniciativa do programa é bastante desafiadora.

“O nosso desafio é muito grande. Sendo o Brasil o país do agronegócio e a pecuária tendo uma expressão tão grande no agronegócio, falar de pecuária responsável é falar da nossa responsabilidade no dia a dia”, diz Emília.

Destaque do Fazenda Nota 10

Já Rodrigo Gennari, líder de projetos da Fazenda Nota 10, destacou o importante trabalho Ananda Paula Lourenço, do Estado de São Paulo. Ela ficou entre as finalistas no Desafio com um projeto voltado para o bem-estar animal num sistema de cria.

“São coisas inovadoras que sabemos que tem poder, uma metodologia e um protocolo que ajuda muito a pecuária”, diz Gennari.

Como participar do Fazenda Nota 10?

Está aberto o período de inscrições para participação da safra 2022/2023. Segundo Pedroso, cerca de 500 pecuaristas já se inscreveram.

O primeiro passo para o produtor participar desse programa é fazer um cadastro pelo site do Fazenda Nota 10. Clique aqui e faça sua inscrição, preenchendo com nome e telefone. Logo depois uma equipe entra em contato com o produtor.

Vantagens para o pecuarista

Além de ter um monitoramento preciso para melhorar o desempenho da fazenda, o produtor terá acesso a dicas vindas de uma classe de especialistas de primeira na pecuária.

Entre eles estão:

  • Mateus Paranhos, zootecnista e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, em Jaboticabal (SP)
  • Gustavo Rezende Siqueira, zootecnia e pesquisador do Polo Regional da APTA de Colina (SP)
  • Antonio Chaker, zootecnista e coordenador do Inttegra
  • Janaína Martuscello, doutora em zootecnia e especialista em pastagens.