Pecuarista de 3ª geração se emociona ao lembrar das lições do pai: um professor

Em episódio da série especial, pecuarista contou a história secular da Fazenda Sucuri, localizada no município de Terenos, em Mato Grosso do Sul

A série especial Pasto Extraordinário, fruto de parceria entre a Corteva, Canal Rural, Canal do Criador e Giro do Boi, foi destaque do Giro do Boi desta quarta, dia 10. Desta vez, a história em evidência veio da Fazenda Sucuri, propriedade localizada em Terenos-MS.

Conforme ressaltou o pecuarista Gustavo Serra Macedo, boa parte do sucesso da propriedade vem da forma com que realiza o manejo de pastagem. “Hoje eu encaro a pastagem como a forma mais barata de se produzir na pecuária. “Ainda não entrou na cabeça do pecuarista que ele faz uma coisa perene. Nós não cuidamos dele como teria que ser”, opinou.

Entretanto, o criador de gado na Fazenda Sucuri lembrou que o próprio mercado se encarrega de direcionar os pecuaristas mais sintonizados para o rumo certo.

“Eu acho que o pecuarista está ficando mais esperto. Principalmente de tanto a gente tomar na cabeça a gente vem fazendo a manutenção (do pasto) com adubação, sempre fazendo um giro pela fazenda. Não dá para você intensificar em toda a fazenda. Você vai girando aos poucos e, com isso, quando você intensifica alguma área melhor, com uma pastagem mais nova, o retorno aparece mais rápido e a gente consegue tirar o animal da fazenda com dois anos, dois anos e pouco no ponto de abate”, analisou o produtor.

Aprenda a fazer adubação de pasto

IMPORTÂNCIA DOS HERBICIDAS

Do mesmo modo, ainda dentro do manejo de pasto, Macedo destacou a contribuição do uso de herbicidas pela livrar os piquetes das plantas daninhas na Fazenda Sucuri.

“Nem sempre o pecuarista consegue mensurar o benefício que o herbicida traz. Ele é fundamental para o crescimento do desfrute da fazenda, da capacidade de (suporte) da área, ganhos por hectare e o bem-estar animal”, comentou.

“Eu acho que o herbicida é tudo. Quem esquecer disso na pecuária eu acho que vai sair fora da atividade. […] Não adianta a gente se desafiar com os pastos velhos degradados, com aguada de má qualidade, que isso, na minha visão, eu acho que é bobeira”, salientou.

+ Da roçada aos herbicidas, relembre a evolução do controle de plantas daninhas no Brasil

HISTÓRIA SECULAR

Em seguida, Macedo lembrou brevemente da história da Fazenda Sucuri, propriedade da família há um século. A terra foi comprada pelo seu avô e, depois disso, seu pai deu sequência ao trabalho de formação e passou a paixão pela pecuária para o filho.

Posteriormente, ao falar sobre a importância do pai, o seo Gui Olintho Macedo, em sua atual profissão e sustento, Gustavo Serra Macedo se emocionou. “Eu acho que eu não consigo falar no meu pai não. E é difícil, ele é meu amigo, é meu tudo. O meu pai é fantástico, é muito trabalhador e não tem nada de vaidade. A vaidade dele é comprar touro”, brincou Macedo. “Ele é um professor e tanto e eu acho que alguma lição eu aprendi”, concluiu.

Fazenda Sucuri Gui Olintho Macedo e Gustavo Serra Macedo

Seo Gui, o patriarca, e seu filho Gustavo: paixão pela pecuária de pai para filho

Por fim, veja reportagem completa sobre a história da Fazenda Sucuri no vídeo a seguir: