No Giro do Boi desta segunda-feira, dia 11, foi ao ar mais um episódio da série especial Repórter Nissan contando a história e a evolução da Fazenda das Palmeiras, integrante do programa Fazenda Nota 10 localizada em Ituiutaba-MG.
Segundo o atual gestor da propriedade, o médico Antônio Campbell Penna, a fazenda foi comprada pelo seu pai entre o final dos anos 50 e início dos anos 60 e desde então já enfrentava dificuldades.
“Ele comprou a fazenda, ela estava completamente abandonada, era mato puro. A fazenda estava fechada por uns dez anos. Até que ele faleceu e a fazenda foi para a minha mãe”, recordou.
Uma decisão conjunta uniu os destinos do médico e da propriedade. Penna virou também pecuarista na busca por colocar a fazenda novamente no trilho para os dias de glória e produtividade. “Foi quando eu entrei em contato com a fazenda, porque até então a minha vida era a medicina. Eu ia tocando a fazenda de uma forma amadora dentro das minhas limitações de conhecimento”, assumiu.
Segundo Penna, a propriedade ainda passou por muitas dificuldades até encontrar seu verdadeiro potencial. “Eu vinha num voo cego, fazendo o melhor possível, mas a fazenda estava realmente praticamente destruída. Eu tive que recomeçar tudo de novo”, lembrou.
A guinada da Fazenda das Palmeiras para o sucesso veio após a inscrição no programa de capacitação em gestão e comparação de resultados Fazenda Nota 10, do qual o doutor Penna tomou conhecimento ao acessar o site do Friboi, companhia idealizadora e apoiadora da iniciativa, onde o pecuarista abatia seus animais.
+ Veja aqui como se inscrever no Programa Fazenda Nota 10
“Eu pensei que era o que eu precisava para a minha vida, para tentar sobreviver e dar um certo cunho profissional dentro da gestão daqui da fazenda e eu entrei nisso de cabeça”, contou.
Um bate-papo da equipe de reportagem com os colaboradores da Fazenda das Palmeiras comprovou o resultado expressivo de mudanças simples. De um lote com até mais de 500 bois em cada pasto de 10, 20 alqueires, os pastos foram divididos para facilitar o manejo. “Nós partimos eles, piquetamos, dividimos em dez hectares cada um, fizemos a rotação dos pastos e hoje, graças a Deus está muito bom! […] O gado está ganhando mais (peso). De 400 a 500 gramas (hoje), sendo que antes era pouco mais de 100 gramas”, calculou o, gerente da Fazenda das Palmeiras, Sérgio Luiz do Nascimento.
Além do resultado pesar no gancho, com o abate de uma boiada precoce com de 21@ de média, a docilidade também foi impactada pela rotação de pastagens. “Era um gado bem mais tenso. Do jeito que a gente está hoje (em pé não pasto, cercado de bois), há um tempo atrás não tinha nenhum boi aqui, iam embora todos, não ficava. Agora no rotacionado, nós vamos mexendo com eles todos os dias quase, de três em três dias, eles ficaram dóceis, mansos mesmo”, revelou Sérgio.
Outro ponto que merece destaque com relação ao trabalho de bem-estar da fazenda é a redução do uso da marca a fogo, bandeira também levantada pelo programa Fazenda Nota 10 através do trabalho do professor Mateus Paranhos. “(Reduzimos em quase 90%. Nós usávamos dez marcas a fogo […] por animal. Agora você pense no estresse que o animal tinha. Aí com a ideia do professor Mateus (Paranhos) […] a única marca que nós vamos usar é a palmeirinha, mas só uma marca. De dez nós diminuímos para uma, é bem considerável”, adiantou o gerente da propriedade.
+ Fazenda reduz marcas a fogo de até 12 para uma por animal sem prejudicar gestão
“O levantamento de dados, a comparação das suas informações com outras fazendas […] e essa orientação que o Fazenda Nota 10 tem dado para nós, sem isso você vai vender a fazenda nos próximos quatro, cinco, seis anos. Você não vai resistir no mercado. A pressão está muito forte e vai piorar mais ainda. E o Fazenda Nota 10 tem uma estrutura de atendimento, de atenção, é uma coisa espetacular”, aprovou Antônio Penna.
O médico e pecuarista revelou ainda mais um número importante sobre a sua propriedade. “Eu estou 1.000% satisfeito com a decisão de ter abraçado esse programa e vou tocar isso para frente”, concluiu.
Penna: “1.000% satisfeito com a decisão” de integrar o Fazenda Nota 10.
Leia também:
+ “Hemograma” ajudou médico e pecuarista a salvar fazenda em “estágio terminal”
Pelo vídeo a seguir é possível assistir o episódio completo da série Repórter Nissan na Fazenda das Palmeiras, em Ituiutaba-MG: