
A história da família Mendonça, em Quintana, no interior de São Paulo, é um verdadeiro case de sucesso no campo, demonstrando a força da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e do confinamento no agronegócio brasileiro.
A fazenda, que está na terceira geração de produtores rurais, transformou uma atividade de cria tradicional em um caprichoso sistema de recria intensiva e engorda, sendo referência em produtividade na região.
O sucesso do negócio familiar, que tem raízes ítalo-portuguesas, é impulsionado pela sinergia entre o milho, o amendoim e a pecuária. O produtor Lucas Teixeira de Mendonça, que toca a fazenda junto com o irmão, explica que a pressão da rentabilidade da cana e do amendoim os obrigou a tecnificar. “Diminuímos as vacas, praticamente quase acabamos com as vacas e fomos para a recria e engorda”.
Confira:
ILP e economia circular no campo

A estratégia da ILP na fazenda não só liberou área para a agricultura, mas também criou uma economia circular, provando que um negócio beneficia o outro:
- Agricultura (milho/amendoim): a lavoura de milho e amendoim ajuda na rentabilidade e no ciclo da pecuária.
- Confinamento: a fazenda produz o milho e a silagem de espiga para o uso no confinamento, garantindo boa parte da nutrição dos bois.
- Esterco: o esterco do confinamento é aproveitado na agricultura, fechando o ciclo de nutrientes.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Alta performance e sucessão familiar

O trabalho de recria intensiva e engorda é focado em alta performance. O ciclo de confinamento dura em média 120 dias e resulta em um gado super jovem:
- Perfil de abate: machos de 2 anos de idade, pesando entre 22,5 a 24 arrobas, com bons rendimentos.
- Logística: a fazenda tem uma parceria de longa data com a JBS em Lins, garantindo o escoamento da produção.
O legado familiar é um dos destaques do projeto. A sucessão familiar é natural e harmoniosa, com os filhos tocando o negócio com paixão. A matriarca, Dona Terezinha, aprova o avanço da tecnologia, ressaltando que a nova picape Mitsubishi Triton Katana é “uma ferramenta de trabalho necessária” para a segurança e a versatilidade no campo.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.