Em entrevista ao Giro do Boi desta terça, 19, o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, Nabih Amin El Aouar, anunciou que pela primeira vez em 20 anos do Circuito Nelore de Qualidade, o programa de abates técnicos da entidade, serão feitas avaliações de carcaças também das fêmeas. “Recentemente, em reunião na ACNB, nós decidimos que em 2019, dentro do Circuito Nelore de Qualidade, nós incluiremos também as fêmeas, as novilhas”, revelou.
Em 2018, foram realizadas ao todo 11 etapas do circuito de abates técnicos, volume que deve ser ampliado em 2019 após o anúncio da parceria da Nelore do Brasil com a Friboi.
+ Friboi e ACNB anunciam parceria e protocolo exclusivo para pecuaristas associados
Com a parceria, o pecuarista associado da ACNB pode receber até R$ 10,50 de bônus por arroba, dependendo da idade, acabamento de gordura e peso do animal abatido, somando ainda premiações Europa e Hilton. Veja a tabela completa:
+ Protocolo Nelore Natural: faça o download do PDF com todas as regras
Nabih lembrou que desde o primeiro Circuito Nelore de Qualidade, em 1999, foram feitas avaliações de carcaças de mais de 120 mil cabeças da raça. No ano passado, o destaque foi para a precocidade dos animais, sendo que 76,4% das 8.852 carcaças avaliadas, ou 6.769 cabeças, eram de bovinos abatidos com idade entre 0 e 2 dentes. Entre outros números a serem ressaltados estão 70,3%, ou 6.224 cabeças, pesando entre 18 e 22@ e outros 68,9% – 6.106 animais – com cobertura de gordura mediana ou uniforme. “Dez anos atrás, 26,6% dos animais avaliados no Circuito tinham entre 0 e 2 dentes incisivos permanentes. Esse índice triplicou nesse período”, frisou Nabim El Aouar em comunicado oficial divulgado pela ACNB sobre o circuito de 2018.
Veja pelo vídeo abaixo a entrevista completa de Nabih Amin El Aouar ao Giro do Boi desta terça, 19: