Estas oito dicas podem mudar o seu pasto e fazer o boi ficar mais gordo. Assista ao vídeo e confira as recomendações.
Nesta sexta-feira, 7, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, embaixador de conteúdos do Giro do Boi, estreou o novo quadro PastoTec.
O especialista vai explorar inúmeras tecnologias e manejos para a área de pastagem para o pecuarista colher mais arrobas por hectare.
Serão dez episódios ao todo. Neste primeiro, Pires destacou oito dicas importantes para começar a turbinar o pasto e a engorda do gado.
- 1ª dica: Pasto bem sombreado com árvores. Estudos da Embrapa falam em cerca de 18 árvores por hectare seria ideal. As árvores são boas para não desidratar as forrageiras.
- 2ª dica: Água à vontade e de qualidade. É importante o pecuarista fornecer a quantidade certa de água e com qualidade adequada.
- 3ª dica: Quantidade de água. Em média, o bovino toma de 50 a 60 litros de água por dia. É importante que a reposição seja rápida.
- 4ª dica: Limpeza dos bebedouros. Não deixe o gado cair no cocho de água e faça uma limpeza periódica na pilheta de água.
- 5ª dica: Qualidade de água. Você tomaria a água que está no bebedouro do boi? Se sim, a água está boa para o gado.
- 6ª dica: Manejo de árvores. Árvores de criam forquilhas não boas, pois o gado pode ficar preso e se machucar. Maneje a planta para ficar com um tronco único.
- 7ª dica: Reciclagem de embalagens vazias. É importante fazer o manejo correto de embalagens e produtos agropecuários na fazenda para não haver poluição no ambiente da fazenda.
- 8ª dica: Cuidado com os tanques de combustível. É também importante verificar a segurança do tanque de combustível contra possíveis vazamentos. Isso evita a contaminação do solo.
Acompanhe o Giro do Boi e assista aos demais episódios do PastoTec.
Também serão apresentados temas como tecnologias sobre pastagens existentes no mercado como cerca elétrica, uso de herbicidas, espécies híbridas, curral, irrigação, biossoluções, organomineral, divisão e capineira.