Um especialista em gestão de propriedades rurais revelou sete dicas úteis que podem elevar em sete vezes a produção do gado de corte. Assista ao vídeo abaixo e confira quais são essas dicas.
As recomendações foram do engenheiro agrônomo Rogério Banin, consultor agropecuário na gestão de uma propriedade de gado de corte.
Ele foi o entrevistado no programa Giro do Boi desta quinta-feira, 18.
“Se o produtor fizer a introdução de tecnologias como pastejo rotacionado, melhorar as divisões da propriedade, cercar as áreas de reserva e APP, fazer uma fábrica de ração dentro da propriedade, ele vai ter uma rentabilidade 7 vezes maior”, diz Banin.
Ele destacou a importância de os produtores estarem com as contas afinadas na fazenda e investimento em tecnologias.
As 7 dicas de ouro para uma fazenda de gado de corte
Para o produtor ter sucesso, é preciso que ele se concentre em sete áreas da propriedade. São elas:
- Sistemas de produção
- Estrutura da propriedade
- Volumoso para o inverno
- Pastejo rotacionado
- Controladoria
- Objetivos, metas e métodos
- Gestão
Através dessas sete áreas, a fazenda ganhará maior poder em seu planejamento e, assim, poderá se destacar na atividade.
“A pecuária de corte pode ser lucrativa, sim. O grande ponto é que não basta ser só lucrativa, ela precisa ser competitiva”, diz Banin.
Nesse caso, o produtor precisa ter todos os números na mãos, e se sua fazenda está abastecida de insumos para produção de carne desta próxima safra de pecuária.
“Quem que vai surfar, agora, é quem fez o planejamento de estoque de volumoso, seja feno, seja silagem. O produtor tem de quantificar o quanto de capim que ele tem na propriedade”, diz o consultor.
Especialista destaca importância da controladoria, metas e gestão na fazenda
O monitoramento da controladoria, metas e objetivos, e a gestão na fazenda também são essenciais para o negócio.
É o que definirá, por exemplo, que os resultados da produção de gado de corte serão até mais atraentes em comparação a outras atividades de campo.
No entanto, para isso é preciso que o produtor tenha seus números numa frequência mês a mês, ou de semestre a semestre.
“Todo esse complexo de informações deve ser processado via sistema ou trabalhos de planilhas, de forma que saibamos toda a despesa da propriedade”, diz Banin.
Entre as informações necessárias estão dados de desempenho dos animais, índice de fertilidade de vacas, o consumo de suplemento e fertilidade de solo, por exemplo.