FAZENDA NOTA 10

Estas 4 regras de ouro são essenciais para formular a dieta do gado. Saiba quais são

Confira as dicas de nutrição animal na entrevista com o zootecnista Antonio Ferriani Branco, com mestrado e doutorado em zootecnia, e professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá

Existem quatro regras de ouro que são fundamentais para fazer uma dieta ideal para uma engorda eficiente do gado de corte. Assista ao vídeo abaixo e saiba quais são.

Quem revelou essas quatro regras foi o zootecnista Antonio Ferriani Branco, mais conhecido como Professor Branco. Ele foi o entrevistado principal do programa Giro do Boi desta quinta-feira, 17.

Branco já consolidou 43 anos na área de nutrição animal. Possui mestrado e doutorado em zootecnia, e é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá.

Recentemente, o Professor Branco passou a integrar o time de mentores do programa Fazenda Nota 10. Trata-se da iniciativa da parceria entre o Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias e a Friboi.

É considerado um dos mais importantes programas de capacitação de líderes e comparativos entre propriedades de pecuária de corte do Brasil.

Os 4 segredos de ouro da dieta do gado

Detalhe da ração dos bovinos de corte. Foto: Reprodução
Detalhe da ração dos bovinos de corte. Foto: Reprodução

Os quatro segredos de ouro são dicas essenciais para a formulação para a dieta dos animais. Elas fazem parte do e-book gratuito Regras de Ouro para Formular Dietas para Bovinos.

  • 1ª regra, caracterização dos animais: É fundamental conhecer e caracterizar os animais que serão alimentados, pois quando formos para a estimativa das exigências nutricionais isso será de grande importância;
  • 2ª regra, determinação das exigências nutricionais: A determinação das estimativas das exigências nutricionais de energia, proteína bruta, proteína degradável no rúmen (PDR), fibra em detergente neutro (FND), FDN fisicamente efetiva, minerais e vitaminas.
  • 3ª regra, características nutricionais dos alimentos: No balanceamento de dietas para bovinos é a definição dos alimentos disponíveis para a formulação, seus preços, o teor de umidade, a composição química bromatológica, e a aceitabilidade por parte dos animais.
  • 4ª regra, qual deve ser a base da formulação? A dieta deverá ser balanceada com base na matéria seca (MS) ou matéria natural (MN) dos alimentos? No caso de bovinos, normalmente fazemos a formulação (balanceamento) com base na MS, principalmente devido às grandes diferenças que podemos ter no teor de umidade dos alimentos que rotineiramente usamos para esses animais.

Creep-feeding, DDG e uso de ureia para o gado

Estrutura de creep-feeding. Foto: Divulgação
Estrutura de creep-feeding. Foto: Divulgação

O especialista é um dos consultores mais atuantes do agro, ministrando palestras e cursos e também deixa a disposição em seu site outros e-books, como O uso do creep feeding na produção de gado de corte, Uso de DDGS e WDGS na alimentação de bovinos e Ureia na nutrição de ruminantes.

O Professor Branco pontua que, em termo de tecnlogia, o Brasil desponta de inúmeras possibilidades para garantir uma boa nutrição para o gado.

O importante é saber aproveitar todas as oportunidades e fazer o bom uso de cada insumo. Clique aqui e visite o blog do Professor Branco.