Esta doença mata metade dos bezerros com até 28 dias de idade. Saiba como evitá-la assistindo a entrevista no vídeo abaixo.
O Giro do Boi desta segunda-feira, 26, conversou com o médico veterinário André Pacheco de Carvalho, gerente técnico da área de ruminantes da MSD Saúde Animal.
A doença é a diarreia neonatal e que pode levar a morte de bezerros nos primeiros 28 dias de vida do animal.
“A doença faz com que o animal aumente o volume, a fluidez e principalmente a frequência das fezes. A diarreia neonatal acomete especificamente do primeiro dia de vida até o 28º dia”, diz Carvalho.
O que causa essa doença em bezerros?
Os agentes causadores dessa doença em bezerros recém-nascidos são, em geral, vírus e bactérias.
“Tem exemplo, o rotavírus, o coronavírus, e espécies de protozoários que são os principais causadores da diarreia”, diz o especialista.
Já quando os bovinos passam dos 28 dias, eles também podem apresentar essa mesma doença, só que não será mais a diarreia neonatal. Mas sim, outro tipo de diarreia causada especialmente por vermes.
Estudo sobre mortalidade de bezerros
Efeito dos causadores da diarreia neonatal no estômago dos bezerros. Foto: Divulgação/MSDUm estudo da MSD apontou que metade das mortes de bezerros no Brasil ocorrem justamente neste primeiro mês de vida.
Considerando do nascimento à desmama, as mortes de bezerros são da ordem de 7%. Ou seja, a cada 100 bezerros nascidos, 7 morrem.
Outra constatação é do estudo da companhia especializada em saúde de bovinos é o prejuízo das paredes estomacais dos bovinos.
As bactérias e vírus fazem com que as estruturas de absorção dos nutrientes fiquem menores por conta das infecções. Isso faz com que os animais não absorvar todo o potencial de nutrientes dos alimentos.
Prevenção da diarreia em bezerros
O especialista faz uma recomendação de 5 passos básicos para prevenir a diarreia neonatal, além de servir para as demais diarreias dos bezerros.
1ª recomendação: garantir bem-estar animal aos animais;
2ª recomendação: fazer a cura do umbigo;
3ª recomendação: capacitação de mão de obra da fazenda.
4ª recomendação: cuidar da limpeza da área de maternidade e lotação adequada;
5ª recomendação: fazer a vacinação das vacas três meses antes do parto.
Confira a entrevista na íntegra para todos os detalhes para o tratamento dos bezerros e livrar a fazenda do prejuízo.