Na edição desta quarta-feira, 02, o Giro do Boi levou ao ar uma reportagem que mostra na prática o acompanhamento do serviço de um técnico da empresa Tortuga DSM em uma das propriedades que adotaram o PIT (Programa de Incentivo à Tecnologia). Em entrevista ao repórter Marco Ribeiro, Felipe Gurgel, que é zootecnista e especialista em nutrição de ruminantes, explicou como funciona a otimização do consumo de minerais no cocho.
Gurgel também destacou a importância das instalações do cocho, que podem interferir na qualidade do produto fornecido ao rebanho. Uma estrutura coberta, por exemplo, seria a mais indicada, pois conserva os aditivos inseridos no produto. A localização também é importante e o planejamento de fornecimento no cocho faz diferença no resultado.
Felipe também chamou atenção dos pecuaristas sobre o fornecimento de água para o rebanho. “A água é extremamente fundamental, é o básico de tudo. Fazer com que esse animal tenha esse consumo adequado de água de boa qualidade é importante para obter o desempenho desejado. Futuramente as fazendas terão que se adequar e ter esse tipo de bebedouro com acesso, que o animal tenha qualidade de água excelente”, recomendou.
A fazenda visitada pela equipe no Vale do Araguaia adota um fornecimento de suplemento duas vezes por semana. A maioria dos cochos é coberta, investimento que o especialista garante ser baixo comparado aos resultados obtidos.
Confira mais detalhes sobre suplementação na reportagem completa.