FERRAMENTA PARA O PECUARISTA

Embrapa lança calendário para guiar criador na estação de monta

Material reúne orientações mensais sobre manejo reprodutivo, sanitário e nutricional para melhorar índices zootécnicos nas fazendas de corte

Embrapa lança calendário para guiar criador na estação de monta. Foto: Reprodução.
Embrapa lança calendário para guiar criador na estação de monta. Foto: Reprodução.

A Embrapa Gado de Corte lançou o Calendário Reprodutivo, Sanitário e Zootécnico, uma ferramenta essencial para o pecuarista que busca otimizar a gestão e aumentar a eficiência da fazenda. 

O calendário serve como um guia prático para auxiliar o criador durante a estação de monta, permitindo o planejamento e o acompanhamento das principais atividades de rotina na produção de bovinos de corte. O objetivo primordial do material é contribuir para a melhoria dos índices zootécnicos das propriedades.

Em entrevista ao Giro do Boi, a Dra. Vanessa Felipe, pesquisadora da Embrapa, afirmou que o calendário é fruto de um trabalho de pesquisa testado no campo e visa garantir a adesão do produtor para obter resultados como maiores índices de prenhez, menor retorno ao cio e menos perdas reprodutivas. Confira a entrevista.

A ferramenta foi desenvolvida para resolver o maior desafio da cria: a ausência de uma estação de monta pré-determinada, que ainda traz prejuízos em muitas partes do país.

Clique aqui para conferir a ferramenta.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Planejamento e encurtamento do período de monta

A pesquisadora da Embrapa destaca que a parte de cria é a mais sensível do processo produtivo. Ao concentrar a estação de monta, o produtor consegue alinhar os nascimentos dos bezerros com a época de maior oferta de pasto, garantindo alimento de qualidade e em quantidade para as matrizes. 

A regra geral recomendada é buscar concentrar os nascimentos no início da seca para que os bezerros desmamem no período das águas.

O calendário é apresentado mês a mês (de janeiro a dezembro) e detalha as ações necessárias nas esferas reprodutiva, sanitária e nutricional. Para o sucesso da estação de monta, o material enfatiza o planejamento, que deve incluir:

  • Preparação de reprodutores: exame andrológico dos touros e ginecológico das fêmeas.
  • Sanidade: vacinação preventiva contra doenças reprodutivas (IBR/BVD e Leptospirose), além da obrigatória Brucelose.
  • Parto: preparação de pasto maternidade e vacinação das fêmeas contra diarreia neonatal (60 e 30 dias antes do parto).

Foco na cria para evitar perdas

O calendário da Embrapa reforça a importância do cuidado com o bezerro recém-nascido. Estima-se que o Brasil perde cerca de 4 milhões de bezerros por ano (após o parto até a desmama), sendo muitas dessas perdas por falta de cuidados básicos e manejo. Para evitar que isso aconteça, o calendário orienta:

  1. Colostragem: garantir a ingestão de colostro (a primeira vacina natural) nas primeiras seis horas de vida.
  2. Cura do umbigo: o tratamento do umbigo do bezerro é vital para evitar infecções, que são uma grande causa de perda.
  3. Identificação: identificação imediata dos animais após o nascimento.

O material também incentiva o uso de genética de qualidade, lembrando que “o trabalho para produzir um bezerro bom ou ruim é o mesmo”, sendo o diferencial o resultado final no rebanho. A Embrapa orienta que o calendário seja utilizado com o auxílio de um profissional (veterinário, zootecnista ou agrônomo) para adaptar o manejo às condições específicas de cada fazenda.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.