Embrapa faz mapeamento de doenças da soja causadas por fungos

Pesquisadores estudam métodos alternativos de controle dos fungos que causam doenças como mancha alva e antracnose para evitar a resistência a princípios ativos

Mais um episódio da série especial de reportagens sobre sistemas integrados de produção foi exibido no Giro do Boi desta quinta, 04. Os conteúdos foram gravados na sede de um dos maiores centro de pesquisa desta área em todo o mundo, a Embrapa Agrossilvipastoril, localizada em Sinop, no estado do Mato Grosso.

As dicas foram direcionadas para a infestação de fungos em lavouras de soja, um dos componentes mais incidentes na integração lavoura-pecuária. Com o constante uso de tecnologias direcionados ao controle de doenças causadas por fungos, a resistência contra princípios ativos pode virar um problema, aumentando custo de produção, resíduos de produtos em alimentos e contaminações.

Na unidade de pesquisa da Embrapa, um projeto está monitorando a sensibilidade de espécies buscando mecanismos alternativos – e mais eficazes – para o controle dos fungos.
Até mesmo plantas daninhas podem ser hospedeiras de doenças. Para este caso, por exemplo, a rotação de culturas pode ser uma opção ao produtor.

Quem falou sobre as doenças causadas pelos fungos, como mancha alva e antracnose, foi a pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril, Dulândula Silva Miguel Wruck, mestre e doutora em engenharia agronômica. Veja pelo vídeo abaixo:

Foto: Maurício Meyer / Reprodução Embrapa Agrossilvipastoril