O Giro do Boi desta segunda, dia 04, levou ao ar mais um episódio da série especial Repórter Nissan. O trabalho em evidência desta vez foi para a Fazenda Jamaica, localizada em Taquarussu-MS. A propriedade de ciclo completo foi destaque na safra 20/21 do programa de capacitação em gestão e comparação de resultados Fazenda Nota 10. Isto por conta da rentabilidade demonstrada por dois indicadores muito importantes para se avaliar se uma propriedade é ou não lucrativa: rentabilidade sobre o valor da terra e sobre o valor do rebanho.
Em relação ao valor da terra, a média de referência do programa gira em torno de 3 a 5%, mas a Fazenda Jamaica entregou 6,7%. Por outro lado, em relação ao faturamento sobre o valor do rebanho, enquanto a média das propriedades top rentáveis do programa se manteve por volta de 15% a 20%, a fazenda apresentou um resultado satisfatório de quase 17,6%.
O jovem administrador e produtor Rafael Machado, que toca atualmente a fazenda que foi herança de seu avô, foi quem falou sobre o trabalho da Fazenda Jamaica. Machado lembrou que tomou conhecimento do programa Fazenda Nota 10 pelo Giro do Boi, em uma das propagandas protagonizadas pelo consultor Antonio Chaker.
Em seguida, na safra 2019/20, o diagnóstico expresso apontou uma fazenda mediana, com resultado da operação pecuária de R$ 100 por hectare. Entretanto, após apurar os índices e entender onde havia potencial, a propriedade passou para R$ 1.000/ha na safra 2020/21 e foi um dos destaques do Fazenda Nota 10.
Conforme revelou o zootecnista Rodrigo Gennari, líder de projetos do Fazenda Nota 10, a fazenda obteve ainda margem de 44%, superou à média de 30% das fazendas top rentáveis do programa.
+ Inscrições abertas para a safra 2022/23 do Fazenda Nota 10: garanta sua vaga!
Pelo vídeo abaixo é possível entender como a fazenda transformou seu resultado e seu destino com ajuda do programa de gestão e comparação de resultados.