A educação no campo tem ganhado cada vez mais força. E essa força não vem só por instituições clássicas de ensino, mas por empresas. Sabia que um curso técnico de funcionários virou uma semente de um curso de MBA para o público em geral?
Este tipo de curso é um dos mais avançados numa grade curricular de ensino universitário. E, já está à disposição de trabalhadores rurais.
A iniciativa é da empresa de produtos veterinários MSD Saúde Animal. Ela lançou em 2010 um projeto para capacitação de seus funcionários. Era a Universidade MSD. O plano era aperfeiçoar os próprios empregados da companhia melhor apresentar seus produtos e o resultados nas fazendas.
“Se eu tenho um veterinário, por exemplo, com um conhecimento profundo de reprodução e ele sabe se comunicar com o time da fazenda, ele sabe trabalhar em equipe, e, com certeza, os resultados vão ser melhores”, explica o médico veterinário Guilherme Gomes, gerente de aprendizagem e desenvolvimento na MSD Saúde Animal
Dos funcionários ao público geral
Gomes esteve no programa Giro do Boi nesta quarta-feira, 22. Ele falou sobre a Universidade MSD.
A iniciativa de educação rural nasceu justamente na área de negócios de ruminantes da companhia. O programa de cursos deu tão certo que chegou às demais unidades de negócios da MSD.
O mais surpreendente é que, hoje, essa formação continuada dá acesso a qualquer pessoa, incluindo proprietários e trabalhadores do campo, a fazer um curso de pós-graduação, como um MBA.
“O curso de MBA é em liderança e desenvolvimento do potencial humano. Nós já formamos mais de 100 líderes da MSD Saúde Animal nesse curso”, diz Gomes.
A universidade tem aulas presenciais, on-line e gravadas. Além disso, oferece aprendizagem através de aplicativos de jogos em celulares, por conteúdos em podcasts e videocasts, e até por programas de residência.
Linguagem do campo
Os conteúdos também agregam mais força à formação de alunos que estão fazendo graduação em cursos nas áreas das ciências agrárias, como zootecnia, medicina veterinária e agronomia.
A ideia é poder levar a esses estudantes os ensinamentos de poder levar a informação mais clara e objetiva a produtores rurais e equipes de vaqueiros da fazenda.
Tornar a comunicação mais clara foi a preocupação da empresa quando iniciou a série de capacitação de seus técnicos.
“Não adianta ver todo um conhecimento técnico se eu não consigo levar essa informação para o público no campo. Isso é extremamente importante”, diz Gomes.
Clique aqui para saber como conhecer os cursos e participar desse estímulo à profissionalização do campo.